Foto: divulgação manu gavassi

Manu Gavassi comenta fala considerada racista no ‘BBB 20’ e pede desculpas

Manu Gavassi, enfim, se manifestou sobre uma fala considerada racista no ‘Big Brother Brasil 20’. Durante o confinamento, em meados de fevereiro, a cantora fez um elogio ao casal de participantes Daniel Lenhardt e Marcela McGowan que foi interpretado de forma bem polêmica pelo público.

Na ocasião, Manu disse: “Para mim, casal que a cor combina, a cor das pessoas mesmo, é muito forte – esteticamente falando, vocês são agradáveis, parabéns”. Os dois são brancos e a fala foi bastante criticada nas redes sociais.

Veja também:
Por que Anitta quis tirar Manu Gavassi do 'BBB 20'? Saiba origem da treta

Fora do reality show, ela disse em entrevista ao ‘Uol’ que sua fala não teve relação com cor de pele. “Não tinha nada a ver com cor de pele o que eu falei do Daniel e da Marcela, tanto que depois eu fiz um outro comentário, até no mesmo dia, dizendo que também amava a paleta de cores da Thelminha (campeã do ‘BBB 20’, que é negra) com a Marcela. Elas estavam vestindo flores e deitadas juntas no chão”, afirmou.

Apesar disso, Manu Gavassi optou por pedir desculpas. “Mesmo assim, se eu fiz um comentário que ofendeu alguém, eu vou rever esse comentário e pedir desculpa por isso”, disse.

A artista destacou que é importante ouvir as críticas de outras pessoas e ter uma melhor compreensão a respeito do racismo. “A gente vive em uma sociedade racista, um país que é extremamente racista e que foi o último a abolir a escravidão. Temos resquícios disso até hoje. Sei muito bem que a gente tem que buscar cada vez mais se instruir, dar voz para essas pessoas e entender a nossa maneira de ajudar também”, afirmou.

Por fim, ela reforçou que pede desculpas por qualquer fala que possa ofender a alguém, ainda que sua finalidade não tenha sido essa. “E quanto ao meu erro, não importa. Mesmo se eu não tive a intenção. Se eu ofendi uma pessoa, eu vou pedir desculpa”, disse.

Manu Gavassi e sororidade

Ainda durante a entrevista, Manu Gavassi falou sobre o fato de ter provocado um aumento de 250% com relação à palavra “sororidade” no Google. De acordo com o site Dicio, o termo, citado pela cantora no programa, significa: “união de mulheres que compartilham os mesmos ideais e propósitos, normalmente de teor feminista, sendo caracterizada pelo apoio mútuo evidenciado entre essas mulheres”. É como um sinônimo de “irmandade”, só que exclusivamente a respeito de mulheres.

A artista destacou que o elenco do ‘BBB 20’ foi bem escolhido e que a 20ª edição do reality se tornou histórica pela força das mulheres. “Colocaram mulheres extremamente inteligentes, cada uma em seu segmento. Tinha muita troca rica. Não tinha noção nenhuma de proporção, dimensão, mas nas conversas diárias com a Thelminha falava que sentia que aquela edição estava diferente. E sabia que a gente estava travando uma batalha muito importante ali. Nunca vou entender a real dimensão porque não assisti, mas tenho muito orgulho de ter feito parte disso”, afirmou.

Veja também:
Zeeba e Manu Gavassi lançam parceria em nova música 'Eu Te Quero'

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar