Fotos: Reprodução/YouTube Homem - baleias orcas - Nova Zelândia

Homem é multado após pular de barriga em cima de baleias orcas

Um homem de 50 anos foi multado após pular sobre duas baleias orcas que nadavam ao redor de sua embarcação na Nova Zelândia.

O Departamento de Conservação do país anunciou, na última terça-feira (21), que o infrator deverá pagar 600 dólares neozelandeses, aproximadamente R$ 1,8 mil, pela agressão aos mamíferos marinhos protegidos.

O vídeo do momento, gravado na costa de Devonport, foi publicado nas redes sociais em fevereiro, mas voltou a repercutir recentemente.

Nas imagens, os colegas do homem aplaudem e riem no momento do salto de barriga, além de incentivarem a atitude. Após cair na água, ele grita Eu toquei para as pessoas no barco e ainda nada atrás dos animais.

Segundo o Departamento, os animais eram uma orca macho adulta e um filhote. O vídeo foi descoberto após a denúncia de um membro do público, que alertou as autoridades sobre o risco da ação para os predadores, que nadavam pacificamente.

baleia orca

Foto: ChatGPT

“O incidente mostrou uma atitude chocante e estúpida em relação aos mamíferos marinhos protegidos”, declarou o Departamento de Conservação nas redes sociais.

“O homem demonstrou desrespeito imprudente pela sua própria segurança e pela das orcas”.

As autoridades afirmaram que o homem teve sorte de que nem ele nem as orcas tenham ficado feridos.

Veja também:
Jorge e Mateus celebram 20 anos de carreira com nova turnê em 2025

“As orcas são animais imensamente poderosos e isso realmente poderia ter terminado terrivelmente”, dizia o comunicado.

O vídeo, compartilhado amplamente nas redes sociais, recebeu críticas contundentes. A maioria dos usuários condenou as ações do homem, enquanto alguns questionaram se a multa de US$ 600 imposta era suficiente para punir a infração.

Na Nova Zelândia, as orcas são animais protegidos por lei e é ilegal nadar com, perturbar ou assediar esses mamíferos marinhos.

Confira o momento do salto sobre as baleias orcas:

Vídeo: Paolla Oliveira dá de cara com tubarão durante mergulho