Foto: Mila Maluhy / divulgação novos baianos

Novos Baianos farão live para homenagear Moraes Moreira, falecido neste ano

Após seis meses sem shows, os Novos Baianos farão uma live especial em homenagem a Moraes Moreira, integrante da banda falecido no último dia 13 de abril. A transmissão acontece no próximo sábado (8), às 17h30.

Veja também:
Veja quais as lives com shows de música marcadas para os próximos dias

Para assistir, basta acessar o canal da cerveja Devassa no YouTube ou dar play no vídeo a seguir, no dia e horário marcados.

Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Galvão vão se reunir no Rio de Janeiro. Eles se apresentam em um ambiente que remete ao sítio folclórico dos anos 1970, onde o grupo vivia em comunidade e evocava o verdadeiro espírito tropical brasileiro.

A live faz parte do projeto Devassa Tropical Ao Vivo, que desde o início da pandemia vem apresentando inciativas de fomento à música brasileira. As transmissões arrecadam doações para os profissionais que atuam no backstage da cena musical brasileira e estão sendo prejudicados com o cancelamento de shows e eventos. Até agora, o projeto já destinou cerca de R$ 500 mil a profissionais de todo o Brasil.

Desta vez, as arrecadações serão feitas em prol do Retiro dos Artistas, que acolhe profissionais idosos da cena cultural em vulnerabilidade, e do Cortejo Afro, grupo que realiza apresentações ligadas a cultura africana e que possui mais de 130 integrantes, entre produtores e familiares que estão há mais de 120 dias sem trabalhar.

Interessados podem colaborar através do site Sympla. Durante a live, um QR Code também será disponibilizado na tela, direcionando para o site de doações.

Moraes Moreira nos deixou

moraes moreira

Foto: Divulgação

Membro do grupo Os Novos Baianos, o músico Moraes Moreira morreu no dia 13 de abril de 2020, aos 72. Ele sofreu um infarto.

Nascido em 8 de julho de 1947, em Ituaçu, na Bahia, Antônio Carlos Moraes Pires começou na sanfona, mas aprendeu a tocar violão na adolescência. Junto de Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, formou a banda Os Novos Baianos, uma das mais importantes do Brasil na década de 1970.

Um dos trabalhos mais famosos dos Novos Baianos é ‘Acabou Chorare’, lançado em 1972 pela Som Livre. Foi o segundo disco da banda e trouxe músicas que consagraram a carreira do grupo, como ‘Brasil Pandeiro’, ‘Besta é Tu’, ‘Preta Pretinha’ e ‘Tinindo Trincando’.

Moraes Moreira saiu dos Novos Baianos em 1975, quando resolveu apostar em uma produtiva carreira solo. Ao todo, ele gravou mais de 40 álbuns, seja solo ou com outros grupos e artistas.

Veja também:
Veja quais as lives com shows de música marcadas para os próximos dias