parabens

Criadora do ‘Parabéns A Você’ tinha ódio dos brasileiros, diz neta: ‘cantam errado’

Não dá para imaginar que grande parte da população brasileira canta a clássica ‘Parabéns A Você‘ de forma equivocada, não é mesmo? Entretanto, a tradicional música é ensinada de geração para geração com a letra errada.

  • Semana do esporte! Até 30% de desconto em suplementos, roupas e calçados, aparelhos/acessórios e até eletrônicos para esporte! Clique aqui.

Todo mundo já cantou alguma música de forma errada, seja na infância, quando o aprendizado da língua portuguesa ainda está iniciando, ou até em fases mais adultas, com canções em outros idiomas. Este tema, inclusive, foi abordado em um artigo especial do Revista Cifras.

Veja também:
Durante show, Pabllo Vittar tasca um beijão de língua em Márcio Victor

A adaptação em português da música norte-americana ‘Happy Birthday To You‘ foi composta por Bertha Celeste Homem de Mello, morta em 1999, aos 97 anos de idade.

De acordo com Eliana Homem de Mello Prado, neta de Dona Bertha e herdeira dos direitos autorais de ‘Parabéns A Você’, a avó ficava irritada com o equívoco cometido na canção pelos brasileiros.

“Minha avó ficava brava quando cantavam a música errado. É parabéns a você e não pra você, e muita felicidade e não muitas felicidades, disse, em entrevista ao portal ‘Uol’, concedida em meados do ano de 2015.

História do ‘Parabéns A Você’

No ano de 1942, a Rádio Tupi promoveu um concurso nacional para escolher uma versão brasileira oficial para a música.

Dona Bertha, natural de Pindamonhangaba, São Paulo, foi a grande vencedora. Ela adorava ouvir rádio e participava de muitos concursos promovidos por emissoras da época – chegou até mesmo a ganhar alguns outros.

  • Semana do esporte! Até 30% de desconto em suplementos, roupas e calçados, aparelhos/acessórios e até eletrônicos para esporte! Clique aqui.
Veja também:
O verdadeiro significado da música 'Vermelho', de Fafá de Belém

Sou jornalista, mas nas horas vagas gosto de fingir que sou influenciador digital. Me segue no insta! @meunomenaoedolfo

Compartilhar