Fotos: Reprodução/Instagram comprometimento multissistêmico

Comprometimento multissistêmico: o que causou a morte de Paulinha Abelha?

Paulinha Abelha morreu nesta quarta-feira (23), no hospital em que estava internada em estado grave em Aracaju (SE). A vocalista do grupo Calcinha Preta tinha 43 anos e faleceu devido a “um quadro de comprometimento multissistêmico“. O que exatamente isso significa?

A cantora foi internada dia 11 de fevereiro com problemas renais. Após piora em seu estado de saúde, em 17 de fevereiro, Paulinha foi transferida para o Hospital Primavera, na capital sergipana, onde encontrava-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde então.

Veja também:
Paulinha Abelha foi a 2ª vocalista do Calcinha Preta a morrer nos últimos meses

Os últimos boletins médicos de Paulinha informavam que as lesões neurológicas da cantora haviam aumentado.

“Apresentou importante agravamento de lesões neurológicas, constatadas em ressonância magnética, e associada a coma profundo”, diz um dos documentos divulgados pelos médicos.

A nota de falecimento publicada pela equipe de Paulinha citava morte cerebral: “Foi então iniciado protocolo diagnóstico de morte encefálica, que confirmou hipótese após exames clínicos e complementar específicos”.

O que exatamente é o comprometimento multissistêmico citado pelos médicos como a causa da morte da cantora de 43 anos?

O que é comprometimento multissistêmico?

Apesar das palavras complicadas do vocabulário médico, não se trata de nenhum bicho de sete cabeças e a causa da morte de Paulinha é simples de entender.

Isso significa que a cantora sofreu uma inflamação generalizada que atingiu vários sistemas do corpo, incluindo o nervoso, o urinário e o digestivo. Isso fez com que órgãos como o cérebro, os rins e o fígado dela ficassem comprometidos e parassem de funcionar corretamente.

Veja também:
Morre Paulinha Abelha, vocalista do Calcinha Preta, aos 43 anos de idade

O que teria causado essa inflamação? A equipe médica informou, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (22), que alguns remédios utilizados pela cantora podem ter desencadeado as inflamações – o que ainda não foi confirmado oficialmente.

Abelha fazia uso de medicamentos e fórmulas terapêuticas diuréticas e anti-inflamatórias com acompanhamento médico.

Os médicos explicaram que ela sofreu uma síndrome tóxico-metabólica. Quer dizer que as substâncias inflamatórias teriam gerado “uma cascata de inflamações ou lesões nesses órgãos.

O quadro se agravou e, infelizmente, a cantora não resistiu e faleceu no início da noite desta quarta-feira (23).

paulinha abelha calcinha preta

Foto: Reprodução/Instagram

A equipe de Paulinha Abelha publicou informações sobre velórios e sepultamento dela.

Veja:

Foto: Reprodução/Instagram

Paulinha Abelha foi a 2ª vocalista do Calcinha Preta a morrer nos últimos meses