Foto: reprodução / Instagram Gabeu – Solimões

Precursor do ‘queernejo’, Gabeu fala sobre representatividade gay no sertanejo

Gabeu, filho de Solimões – da dupla com Rionegro, lançou recentemente uma releitura do clássico de Raul Seixas, ‘Cowboy Fora da Lei‘, e falou sobre seu trabalho como precursor do movimento musical que traz representatividade da comunidade gay para o sertanejo.

O ‘queernejo‘, ou ‘pocnejo‘, surgiu da necessidade de pessoas LGBTQIA+fãs do sertanejode se sentirem representadas nesse estilo musical, que sempre foi muito masculino e até machista em algumas canções.

Queernejo‘ vem da junção das palavras ‘Queer’ e ‘Sertanejo’. O termo ‘Queer‘ é usado para designar pessoas que se sentem fora das normas de gênero, seja pela orientação sexual, identidade ou expressão.

Já ‘Pocnejo‘ vem de ‘Poc‘ com ‘Sertanejo‘. O termo ‘Poc’ surgiu da tentativa de imitar o barulho feito pelo salto alto e ele é utilizado, dentro da própria comunidade, para se referir aos gays afeminados e mais chamativos.

Gabeu, de 22 anos, foi uma dessas pessoas que cresceu tendo muita influência da música caipira, mas se sentia fora daquele universo, devido a sua homossexualidade. Ele sempre teve paixão pelo ritmo, mas via que temas mais próximos de sua realidade não eram retratados em canções.

Filho de um cantor que faz parte de uma dupla sertaneja tradicional de muito sucesso no Brasil, Gabeu falou à revista ‘Quem’ sobre sua motivação para apostar no queernejo. “Sempre me senti muito deslocado no meio sertanejo, apesar dele fazer parte da minha história. Tinha a questão de visão de mundo. Mesmo gostando muito da musicalidade, me sentia deslocado”, revelou.

Veja também:
Melody comemora aniversário com idade errada e confunde seguidores

“Na minha descoberta artística surgiu essa ideia de fazer o queernejo. Pensei: ‘É uma caminho arriscado e que talvez nem dê certo, mas acho que vai ser verdadeiro e fazer sentido para mim’. Uni coisas muito fortes para mim, o fato de ser gay e caipira“, relembra.

Ele, que assumiu a homossexualidade para Solimões aos 16 anos e foi apoiado, contou que quando compartilhou sua vontade de cantar sertanejo do seu jeito, o pai, novamente, o apoiou. “Ele me disse: ‘Faz a sua arte. Se eu não gostar, não tem problema, porque você não tem que me agradar’“, contou Gabeu em entrevista à Luciana Gimenez na ‘RedeTV!’.

Veja uma foto de Gabeu com seu pai, Solimões:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GABEU (@eugabeu)

Vamo assumir o nosso amor rural. Sai desse armário e vem pro meu curral“, canta Gabeu em ‘Amor Rural’, lançada em 2019. Foi a partir desse lançamento que Gabeu começou a cantar profissionalmente.

Assista ao videoclipe de ‘Cowboy Fora da Lei’, lançado em 13 de maio:

Filho de Solimões, Gabeu revela como falou sobre homossexualidade com o pai