Foto: Teca Lamboglia/Divulgação vanusa hino nacional

Vanusa é internada com problemas respiratórios e em estado crítico, diz jornalista

A cantora Vanusa foi internada com problemas respiratórios e urinários em um hospital público em Santos, litoral de São Paulo, na última segunda-feira (7). A suspeita é que a artista de 72 anos, que foi diagnosticada com Alzheimer há algum tempo, esteja com pneumonia, mas a informação ainda não foi confirmada. A hipótese de ter contraído Covid-19 foi descartada.

O filho de Vanusa, Rafael Vanucci, afirmou em postagem nas redes sociais que o estado da mãe é “estável e tranquilo” e que a hospitalização se deu por “problemas respiratórios e retenção de líquidos por conta de não conseguir ir ao banheiro”. “Ela continuará hospitalizada por conta de ter que tomar antibióticos via subcutânea (acho que o termo é esse) e não conseguir tomar por via oral”, disse.

Veja também:
Vanusa está com Alzheimer e internada sob cuidados médicos, diz filha

Entretanto, o jornalista Leo Dias, do portal ‘Metrópoles’, apurou que a cantora está em estado “crítico”, “sem os dentes” e “com escaras ao redor do corpo devido ao tempo em que fica deitada”. A publicação afirma que a artista recebeu alta, mas que uma de suas filhas não quis tirá-la do hospital “por não conseguir assisti-la da melhor forma”.

Keila Jimenez, colunista do portal ‘R7’, afirma que, segundo uma funcionária da clínica, Vanusa estaria “irreconhecível”. A jornalista também apontou a perda dos dentes da cantora e destacou que ela stá pesando menos de 45 quilos.

A saúde de Vanusa

Foto: divulgação

Vanusa foi diagnosticada com Alzheimer após passar a apresentar problemas de saúde. Ela foi hospitalizada inicialmente em 2017, para tratamento de depressão e dependência química. Em maio de 2018, foi internada em uma condição regular e exames passaram a ser feitos para investigar o problema de saúde.

Em outubro de 2019, Rafael Vanucci disse que existia uma suspeita de que a mãe estaria com Alzheimer. Na época, ele declarou em entrevista ao ‘Extra’ que a cantora chegou a perder 30 quilos nos últimos tempos.

No último mês de agosto, Aretha Marcos, também filha de Vanusa, confirmou que a artista estava com o problema de saúde em questão. “Minha mãe está com Alzheimer, que é uma doença degenerativa”, disse.

Veja também:
Vanusa está com Alzheimer e internada sob cuidados médicos, diz filha

Uma das grandes cantoras da MPB e do pop rock nacional na década de 70, Vanusa tornou-se meme, no ano de 2009, quando se confundiu com a letra do Hino Nacional em cerimônia da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O caso viralizou na época, mas a situação era séria: a partir daí, a cantora percebeu que sofria com as graves consequências da depressão e, agora, com Alzheimer

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar