Foto: Reprodução/TV Globo Maurício Kubrusly

Vida de Maurício Kubrusly, famoso repórter diagnosticado com demência, vira documentário

A vida e a carreira do repórter Maurício Kubrusly ganham destaque no documentário ‘Kubrusly: mistério sempre há de pintar por aí’, que estreia na Globoplay em dezembro.

A obra, produzida pelo Jornalismo da Globo e dirigida por Evelyn Kuriki e Caio Cavechini, mergulha na história do icônico jornalista, diagnosticado com Demência Fronto Temporal, condição que o impede de reconhecer quem foi.

Hoje, Kubrusly vive ao lado de sua esposa, Beatriz Goulart, em uma tranquila comunidade à beira-mar no sul da Bahia. A doença, que afeta principalmente a memória e a capacidade de reconhecer pessoas e eventos do passado, confere ao documentário um tom emocionante, revelando ao público o impacto dessa condição na vida do repórter que, durante décadas, encantou os brasileiros com suas reportagens.

A Demência Fronto Temporal (DFT) é uma doença neurodegenerativa que afeta principalmente os lobos frontal e temporal do cérebro, áreas responsáveis pelo comportamento, personalidade e linguagem. Ao contrário de outras formas de demência, como o Alzheimer, a DFT costuma surgir em adultos mais jovens, entre 40 e 65 anos.

Maurício Kubrusly - demência

Foto: Reprodução/GloboPlay

Os sintomas podem variar, mas geralmente incluem mudanças drásticas na personalidade, apatia, impulsividade, dificuldade em interações sociais e perda de inibição, o que afeta diretamente a capacidade da pessoa de reconhecer e entender a si mesma e o mundo ao seu redor.

Também pode comprometer a fala e a compreensão da linguagem, dependendo da área afetada. Embora ainda não haja cura, tratamentos e terapias multidisciplinares podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes, oferecendo suporte às famílias para lidar com os desafios emocionais e comportamentais impostos pela doença.

Veja também:
Comportamento de Liam Payne no início do mês já havia preocupado fãs; veja o vídeo

Antes de chegar à plataforma de streaming, o documentário que conta a jornada do repórter Maurício Kubrusly com Demência Fronto Temporal será exibido na 11ª Mostra de Cinema de Gostoso, em 22 de novembro, e também integrará a programação do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no início de dezembro.

Esses festivais representam uma oportunidade para o público acompanhar de perto a homenagem a Maurício Kubrusly, que há tempos se afastou da TV devido à doença.

Pedro Manso revela luta contra a demência aos 51 anos