Fotos: Reprodução/Redes Sociais joca

Gol suspende transporte de animais após morte do cachorro Joca

Um cachorro chamado Joca morreu durante o trajeto de avião, gerando um conflito entre a família do animal e a companhia aérea Gol.

O pet, que deveria ter sido transportado para Sinop (MT), foi erroneamente enviado para Fortaleza (CE) e retornou morto ao ponto de partida em Guarulhos (SP).

O tutor do cachorro, João Fantazzini, descreveu o momento angustiante ao encontrar seu animal já sem vida.

“Cheguei no aeroporto e uma moça, que disse que era gerente, veio na minha direção. Ela falou que o Joca não tinha passado bem”, relatou João, ressaltando que o veterinário tinha liberado Joca para um voo de apenas duas horas e meia, mas a viagem acabou durando quase oito horas devido ao erro da Gol.

A família acusa a empresa de negligência no cuidado com o animal durante o transporte.

Marcia Martin, mãe de João, criticou a forma como Joca foi tratado: “Eles colocam água em um negocinho que o cachorro tem que passar a língua para tirar água. Um cachorro daquele tamanho, com 47 quilos, não dá para acreditar nisso“. 

“Nem estabilizaram o cachorro, nem levaram para um lugar refrigerado, nem andaram um pouquinho com ele para ver como ele estava e mandaram de volta. Quando chegou aqui em Guarulhos, eles demoraram de 30 a 40 minutos, e meu filho perguntando ‘o que aconteceu?’, ‘cadê meu cachorro?’”.

O próprio João Fantazzini, desabafou em entrevista à TV Globo.

Veja também:
Lady Gaga é gaga? 5 coisas que você não sabia sobre a cantora

“Eu sempre vi as mensagens das pessoas sobre os cachorros morrerem nesta situação, mas eu nunca esperava isso, acho que o que mais me dói é saber que ele sofreu lá dentro, porque não é justo ele ter morrido desse jeito”. 

De acordo com a Gollog, o braço da empresa responsável pelo transporte, o incidente foi causado por uma falha operacional, mas afirmam que o animal recebeu todos os cuidados necessários durante o percurso.

A morte de Joca teria ocorrido inesperadamente logo após o pouso no Aeroporto de Guarulhos, segundo informa a nota da empresa.

A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor”, disse a empresa através de um comunicado oficial, onde também mencionou que está conduzindo uma investigação rigorosa sobre o incidente.

Nas redes sociais, internautas ficaram consternados com a notícia da morte de Joca. Hashtags comoCachorro não é bagagemeJustiça por Joca! tomaram a web com comentários indignados com a negligência da Companhia Aérea Gol.

Muitas pessoas declararam que já passou da hora de haver uma lei que permita a viagem de animais de estimação dentro das aeronaves, junto com seus tutores.

Após repercussão, a Gol decidiu suspender a venda do serviço de transporte de animais por 30 dias, para viagens realizadas no porão de aeronaves, até que as investigações sobre a morte de Joca sejam concluídas.

Veja também:
Filha de Elvis Presley manteve cadáver do filho em casa

Leia a nota enviada pela Gol, na íntegra:

“A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).

Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca.

A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal.

A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação.”

Latino anuncia sorteio de cachorro na internet, é criticado e volta atrás

Sou jornalista, mas nas horas vagas gosto de fingir que sou influenciador digital. Me segue no insta! @meunomenaoedolfo

Compartilhar