Após lançar um novíssimo álbum totalmente de surpresa, o rapper Eminem divulgou na última terça-feira (4) seu mais novo videoclipe. A música ‘Fall’ está presente no disco ‘Kamikaze’ e, desde o lançamento, está envolta em várias polêmicas.
A faixa tem recebido diversas críticas por usar um termo considerado homofóbico na língua inglesa: ‘faggot’, que seria algo parecido com ‘bicha’, em português.
No novo vídeo, Eminem é perseguido por uma espécie de ‘monstro das redes sociais’, que acaba por o possuir. A criatura seria uma referência direta às pessoas que criticaram seu álbum anterior, ‘Revival’, lançado em 2017.
Veja o clipe:
Na música, o termo que virou alvo de críticas se refere ao também rapper Tyler The Creator, que criticou ‘Revival’ na época de seu lançamento.
O músico Justin Vernon, é líder do Bon Iver e tem uma participação na música. Nas redes sociais, ele contou que assim que ouviu a versão final de ‘Fall’ , se posicionou contra, dizendo não ser “fã da mensagem”. Ele pediu para a letra ser alterada, porém não foi atendido.
Vernon se pronunciou em sua conta do Twitter no dia do lançamento de ‘Kamikaze’ explicando que não apoiava a mensagem da canção. Veja:
Eminem is one of the best rappers of all time , there is no doubt. I have and will respect that. Tho, this is not the time to criticize Youth, it’s the time to listen. To act. It is certainly not the time for slurs. Wish they would have listened when we asked them to change it
— blobtower (@blobtower) August 31, 2018
Eminem é um dos melhores rappers de todos os tempos. Não há dúvidas sobre isso. Eu respeito e irei respeitar isso. Porém, este não é o tempo certo para se criticar a juventude, é o tempo de ouvi-la. De agir. Certamente não é o tempo para ofensas. Gostaria que tivessem me ouvido quando pedi a eles para mudar a letra”.
Dan Reynolds, vocalista da banda Imagine Dragons, também usou a mesma rede social para criticar a letra da canção. Confira:
it’s never ok to say a word that is filled with hate. I don’t care what year you were born in or what meaning it has to you.
if it contributes to hate and bigotry then it is hateful. period.
there is never an ok time to say the word fa**ot
I don’t care who you are.
— Dan Reynolds (@DanReynolds) August 31, 2018
Nunca é certo dizer uma palavra que é preenchida com ódio. Eu não me importo em que ano você nasceu ou qual o significado que essa palavra tenha para você. Se ela contribui com o ódio e a intolerância então é odiosa. Ponto final. Nunca há um momento certo para dizer a palavra ‘bicha’. Eu não me importo quem você seja”.
De surpresa, Eminem lança disco inédito nesta sexta-feira; ouça ‘Kamikaze’
#COMENTE