Caso você tenha acessado a internet recentemente, provavelmente, algum meme citando as palavras Ameno ou Dorime apareceu em suas redes sociais. A origem da brincadeira é a música ‘Ameno’, da banda Era, lançada em 1996.
O grupo francês de new age (estilo musical bastante usado para embalar sessões de yoga, massagens ou meditação) mistura, em suas canções, elementos de canto gregoriano com arranjos de música eletrônica ou pop. No Brasil, o Era ficou famoso após ter a faixa ‘Divano’ usada na trilha sonora da novela ‘Um Anjo Caiu do Céu’, em 2001.
Ouça ‘Ameno’ a seguir:
Por tabela, ‘Ameno’ acabou ficando bastante conhecida por aqui. No entanto, a origem do meme é do exterior: em 2014, um jogador de games eletrônicos que usa o apelido Noxious sempre tocava a música quando transmitia suas partidas pela plataforma Twitch.
Vários memes foram produzidos desde então para o segmento específico dos fãs de games, porém, no fim de 2019, a “bolha” se rompeu e a brincadeira chegou ao público geral da internet. Dessa forma, nos últimos dias, só se fala disso.
Veja alguns dos memes envolvendo ‘Ameno’:
Doutrina ameno dorime pic.twitter.com/2C5zy059na
— Jp Oliveira (@jpolivei_) February 16, 2020
dorime versao trap pic.twitter.com/IK1cWJ8o5b
— мιĸᥲᥱlʏ⁷- HOBI DAY 💚 (@jikookpartner) February 17, 2020
— ExaltaSamba – DVD 2009 Completo – Ilha da Magia (@esqu1lo) February 16, 2020
dorime versão brega funk
pic.twitter.com/0FiE8pYh1i— мιĸᥲᥱlʏ⁷- HOBI DAY 💚 (@jikookpartner) February 17, 2020
O significado de ‘Ameno’
A brincadeira fica ainda mais divertida quando se descobre que, na verdade, a letra da música não significa muita coisa. A composição foi feita em pseudo-latim, uma imitação do latim que existe para tirar sarro do idioma original.
Há, sim, algum significado em torno da faixa, mas não está diretamente ligado ao latim original. Em tradução livre, é como se fosse dito: “Minha dor; Renova-me; Minha dor; Ameniza, ameniza; Liberta, liberta-me; Minha dor”.
Confira, a seguir, uma performance ao vivo da música, com direito a coreografia especial:
Veja, também, uma apresentação recente da canção, gravada durante show na França em abril de 2019:
#COMENTE