Uma reportagem publicada pelo jornal americano ‘The New York Times’, um dos mais famosos e conceituados no mundo todo, destacou os recordes conquistados pelos cantores sertanejos no Brasil com suas lives no YouTube – a marca mais impressionante é a de Marília Mendonça, que chegou a ter 3,3 milhões de pessoas assistindo simultaneamente à sua transmissão. O texto é assinado pela agência de notícia Reuters e também deve ser veiculado em outros meios de comunicação.
A publicação destaca, por exemplo, que os sertanejos encontraram uma forma inovadora de dar sequência às suas carreiras durante a pandemia do novo coronavírus. Impedidos de fazer shows, os artistas passaram a transmitir apresentações por streaming, na internet, com múltiplos objetivos: arrecadar doações para a população em situação de fragilidade, oferecer entretenimento ao público e, claro, lucrar com patrocinadores para, pelo menos, custear a estrutura necessária para a exibição.
“O YouTube teve um fenômeno muito específico no Brasil com a transmissão ao vivo musical, especialmente com o sertanejo. As lives são o novo horário nobre do Brasil”, diz Sandra Jimenez, executiva do YouTube, em entrevista à reportagem. Além do recorde de Marília Mendonça, a reportagem aponta números de audiência simultânea de Jorge e Mateus (3,16 milhões), Andrea Bocelli (2,8 milhões), Gusttavo Lima (2,76 milhões) e Sandy e Junior (2,54 milhões), entre outros.
Patrocinadores como a Ambev, fabricante de bebidas; a StoneCo, empresa de pagamentos; e as Lojas Renner, varejo de roupas, passaram a investir nas lives. A Ambev, por exemplo, crê que 250 milhões de pessoas já tenham assistido às lives apoiadas por ela, segundo o executivo da corporação, Ricardo Dias.
Marília Mendonça celebra e agradece Gusttavo Lima
Diante disso, Marília Mendonça, que é detentora do recorde mundial de público simultâneo em uma live no YouTube, celebrou a conquista e a menção na reportagem com uma publicação nas redes sociais. Em seu texto, a artista também fez questão de citar o colega Gusttavo Lima como o primeiro a realizar uma transmissão nesses moldes, com estrutura mais profissional e apoio de patrocinadores.
“Queria aproveitar esse espaço pra agradecer, primeiramente aos meus colegas inspiradores, agradecer o pioneiro nesse rolê massa que é o Gusttavo Lima que me impulsionou, com sua iniciativa, a transmitir um show no youtube com a qualidade que nossos fãs merecem e a todos os outros que me inspiraram de diversas maneiras em suas apresentações, cada um de uma forma diferente: desde ser persistente a uma nova maneira de lidar com determinada situação”, disse, inicialmente.
A sertaneja completou: “Obrigada! ESTAMOS FAZENDO HISTÓRIA MUNDIALMENTE! muito obrigada a toda a equipe, mesmo que minúscula, envolvida e muito obrigada a minha equipe que tá em casa, mas nem por isso torce contra. Tá lá na saudade, torcida e espera de dias melhores e eles virão”.
Por fim, Marília Mendonça deixou uma mensagem de incentivo para aqueles artistas que também estão enfrentando dificuldades em meio à pandemia. “Cada pessoa que quebrou cabeça pra fazer isso acontecer com todos os movimentos limitados, equipe limitada, psicológico limitado, salário limitado e digo mais: NÃO PAREM! Os números irão diminuir, isso é normal, mas não é pra isso que estamos aqui. Estamos construindo uma nova história, não só relacionada à filantropia, mas musical, profissional, empreendedora. TENHO ORGULHO DOS NOSSOS ‘FAZEDORES DE LIVES’. Seguimos”, concluiu.
#COMENTE