Com apenas 23 anos, o nutricionista José Fernandes de Souza Júnior morreu após passar 40 dias internado sofrendo as consequências de ter engolido loló no Carnaval de Olinda 2023. A família alega que o uso do entorpecente aconteceu por acidente.
- “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.
O jovem faleceu nesta quarta-feira (30) no Hospital Pelópidas Silveira, localizado na Zona Oeste do Recife. Familiares e amigos lamentaram a morte precoce de José e prestaram homenagens nas redes sociais.
Este terrível incidente aconteceu no dia 18 de fevereiro, quando José Fernandes saiu para se encontrar com amigos em um bloco carnavalesco. Mais tarde, ele precisou ser internado no Hospital do Tricentenário em Olinda.
Segundo a irmã do nutricionista, Caroline Fernandes, ele havia ingerido ecstasy e álcool. Além disso, José Fernandes de Souza Júnior teria bebido loló por engano – substância que tem efeito corrosivo quando em contato com a pele.
Essa droga costuma ser inalada pelos usuários e é comum proporcionar uma sensação de formigamento nas mãos e no rosto, um barulho nos ouvidos, além de uma grande sensação de felicidade, vontade de rir e alucinações.
José sofreu uma parada cardíaca de 13 minutos após beber o loló, o que levou à infecção por uma bactéria resistente. Depois de receber o tratamento, o jovem precisou ser transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Pelópidas Silveira, onde faleceu após outra parada cardíaca.
“Ele teve uma parada cardíaca de 13 minutos. Uma das médicas me disse que foi porque intubaram ele, mas, por algum motivo, ele acordou e removeu o tubo e broncoaspirou. Por causa disso, ele pegou uma bactéria, que foi tratada, mas durante todo o período internado, precisou fazer remoção da secreção”, declarou a irmã.
Ela ainda acrescentou mais detalhes sobre o caso do irmão, José Fernandes de Souza Júnior, que durante um momento de diversão, acabou sofrendo sérias consequências e perdendo a vida.
“Na hora de um exame, viram que ele estava convulsionando, na UTI do Tricentenário. Disseram que ele tinha danos possivelmente irreversíveis no tórax. Ele pegou uma bactéria multirresistente. Os médicos usaram mais de 15 antibióticos, que não funcionaram. Ontem [quarta], ele teve outra parada cardíaca, mas pelo peso dele, não havia mais o que fazer“, disse a irmã.
Família acredita que loló foi engano
A família de José Fernandes expressou surpresa com o fato de que, mesmo sendo um profissional de saúde e consciente dos riscos das substâncias que consumiu, ele as ingeriu. Os médicos informaram que, devido à parada cardíaca de 13 minutos, mesmo que ele tivesse sobrevivido, estaria em estado vegetativo.
“Ele era muito saudável e se preocupava com a saúde. O que nos chocou é que, por que ele, como nutricionista, sabendo todos os danos que essas substâncias causam no organismo, ainda ingeriu? Se fosse qualquer outro de nós, seria mais fácil acreditar. Nunca imaginávamos. Os médicos disseram que, por causa da parada de 13 minutos, se ele sobrevivesse, seria em estado vegetativo”, declarou.
José Fernandes era nutricionista esportivo e ex-nadador da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A instituição emitiu uma nota de pesar, destacando seu sucesso no cenário nacional, com mais de 200 medalhas em competições pelo Brasil.
“José foi nadador com bastante destaque no cenário nacional, com mais de 200 medalhas em competições pelo Brasil. A família AABB Recife está de luto. Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos”, disse a associação.
O velório e sepultamento do jovem ocorreram nesta quinta-feira (30) no Cemitério e Crematório Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.
Veja uma foto do Carnaval de Olinda, onde o nutricionista estava quando o acidente aconteceu:
- “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.
Jim Gordon, famoso baterista que matou a própria mãe, morre aos 77 anos
#COMENTE