Foto: Artur Meninea / Gshow

Como entrar no The Voice Brasil? Não é só cantar bem; veja as dicas

É preciso ter voz, sim, mas saber as dicas de como entrar no The Voice Brasil é imprescindível para quem quer usar a porta do show de calouros da TV Globo para entrar no mundo da música.

Quem nunca quis ser uma celebridade da música? Para muitos artistas, os programas desse tipo foram um grande salto entre o anonimato e o sucesso.

No caso do reality show da emissora carioca, é preciso mais do que preencher formulários online. Confira as dicas e saiba como entrar no The Voice Brasil!

Como entrar no The Voice Brasil: a seleção

léo pain

Foto: Raquel Cunha / Globo

Para participar do The Voice Brasil, é preciso se inscrever no site e informar dados pessoais básicos como nome (e nome artístico se for o caso), RG, CPF, e-mail, contatos, endereço atualizado, local de nascimento e dados de percurso de deslocamento até os estúdios da emissora no Rio de Janeiro. Em caso de ser morador distante, o interessado ainda precisa informar qual a rodoviária e o aeroporto mais próximo da residência.

Além das informações básicas, o candidato (que deve ser maior de 16 anos) em potencial precisa também enviar materiais adicionais – e decisivos: foto e vídeo nos padrões solicitados. Vale destacar que essa já é a primeira oportunidade do candidato de mostrar a que veio e qual seu potencial de cantar e emocionar.

Veja também:
Menina de 9 anos canta no The Voice Kids e leva Simone e Simaria às lágrimas

Dicas para o vídeo

Foto: Victor Pollak/Divulgação/TV Globo

É obrigatório o envio de, pelo menos, duas fotos e um vídeo no qual o candidato mostre seus dotes vocais. É permitido que, nesse momento, o candidato fale um pouco sobre a vida pessoal, mas a dica é que não se gaste muito tempo com isso e vá logo ao que importa: a apresentação musical.

Veja também:
Adolescente de 14 anos impressiona no 'The Voice' americano e choca os técnicos

As regras são claras quanto ao repertório: é preciso cantar em português. É permitido emendar alguma canção em outro idioma, mas o hit nacional é obrigatório. Com tantos detalhes, a recomendação é sempre abrir o vídeo já colocando os vocais para trabalhar.

Vale lembrar que é importante escolher um lugar iluminado e silencioso para a gravação, além de evitar fazer apresentação a capella, já que a produção do programa prefere que o candidato cante com acompanhamento.
Para isso, uma dica é buscar por músicas em versão karaokê.

O caso Iza

iza

Foto: Reprodução/TV Globo

Nem só de formulários se faz um candidato ao The Voice Brasil. Há ainda os olheiros do programa, que, vez ou outra, acabam colocando alguém no palco do show de talentos. Exemplo disso foi a cantora Iza.

A dona dos hits ‘Pesadão’ e ‘Brisa’ foi alvo dos olheiros da Globo, que encontraram o canal dela no YouTube. Chamada a competir no The Voice Brasil, Iza recusou. O motivo: faltou coragem de se expor. “Eu não estava preparada para aquilo”, afirmou ela, em entrevista à ‘Folha de S. Paulo’.

Embora não tenha participado como candidata, Iza virou jurada no programa anos depois. Poder, né?

The Voice Kids

O regulamento para o The Voice Kids tem algumas diferenças: o candidato precisa ter pelo menos 9 anos e no máximo 15, além de ser representado pelos responsáveis legais e inscritos por eles.

Na versão infantil do reality, também valem os quesitos voz, emoção e apresentação. A temporada de inscrições para a seleção do The Voice Kids 2021 já está aberta. Para se candidatar, basta acessar o link.

Veja também:
'The Voice Kids': menina canta Raul Seixas, faz abertura de ginástica e vira todas as cadeiras