Foto: Divulgação

Oscar 2020: conheça e ouça as indicadas como Melhor Canção Original

Em sua 92ª edição neste ano, o Oscar já entregou muitos prêmios por cada detalhe que faz um grande filme acontecer – e isso, claro, inclui a música que dá o tom e a emoção da história. Desde a 7ª edição da premiação, a Academia reconhece a Melhor Canção Original. No Oscar 2020, é claro, isso não será diferente.

Entre os indicados ao prêmio estão a canção ‘I Can’t Let You Throw Yourself Away’, do filme ‘Toy Story 4’, ‘(I’m Gonna) Love Me Again’, de ‘Rocketman’, ‘I’m Standing With You’, do longa ‘Superação: O Milagre da Fé’, ‘Into The Unknown’, de ‘Frozen 2’ e ‘Stand Up’, de ‘Harriet’.

A música de Elton John, inclusive, está cada vez mais cotada para levar o prêmio – que seria o segundo do cantor britânico na premiação. Acompanhe aqui o Termômetro do Oscar 2020. Ainda não sabe como e onde assistir ao Oscar 2020? Confira as opções aqui.

Veja também:
Lady Gaga é gaga? 5 coisas que você não sabia sobre a cantora

Oscar 2020: curiosidades das indicadas à Melhor Canção Original

Um fato pra lá de curioso é que a franquia ‘Toy Story’ concorreu à categoria com todos os seus filmes, mas só levou o prêmio uma vez: com ‘We Belong Together’, de ‘Toy Story 3’. Neste ano, a composição que concorre à premiação é, mais uma vez, de Randy Newman – que, inclusive, foi o autor de todas as músicas do filme que apareceram na disputa.

Ouça ‘We Belong Together’, vencedora do Oscar em 2011:

Além disso, a compositora de ‘I’m Standing With You’, Diane Warren, é praticamente “o Leonardo DiCaprio” da categoria. Isso porque, assim como o ator, ela foi indicada diversas vezes, mas até agora não levou a estatueta. Ao todo, Diane teve 11 indicações por Melhor Canção Original.

Foto: Divulgação

Para quem não sabe, quem ganha o prêmio não é o intérprete da música, mas o autor dela. Por isso, em 2019, quando recebeu o Oscar por ‘Shallow’, Lady Gaga foi premiada pela composição em si – e não pelos vocais, que, podemos dizer, também seriam dignos de uma estatueta, certo?

Veja a apresentação de ‘Shallow’ no Oscar 2019:

Para ser elegível ao prêmio, a música deve ter sido escrita especialmente para o filme. É por isso que, por exemplo, quando algum musical da Broadway é adaptado para as telonas, quase sempre ganha uma canção original, já que o repertório clássico do espetáculo não poderia concorrer por não se tratar de algo novo.

Isso aconteceu com ‘Listen’, do filme ‘Dreamgirls’, protagonizado por Beyoncé. A música não estava no espetáculo original da Broadway e foi composta justamente para concorrer ao prêmio. A tentativa rendeu indicação, mas não venceu. Além disso, a indicação não foi para a cantora, que apenas deu voz à letra feita por três compositores.

Ouça ‘Listen’:

Oscar de Melhor Trilha Sonora

As regras são parecidas na categoria Melhor Trilha Sonora Original, que também deve ser feita somente para o filme e, além disso, não pode usar trechos de outras composições.

Com isso, neste ano, ficaram de fora as trilhas sonoras de longas como ‘O Irlandês’ e ‘Dois Papas’, que têm faixas licenciadas misturadas com músicas originais.

As indicações para a categoria ficaram por conta de ‘Star Wars: Episódio IX’, composta por John Williams; ‘1917’, de Thomas Newman; ‘Coringa’, da compositora islandesa Hildur Guðnadóttir; ‘Adoráveis Mulheres’, de Alexandre Desplat, e ‘História de um Casamento’, feita por Randy Newman.

De Lionel Richie a Eminem

Foto: Divulgação

Elton John venceu em 1995 com ‘Can You Feel the Love Tonight’, da trilha de ‘O Rei Leão’. Neste ano, ele está novamente entre os indicados pela Melhor Canção Original, mas não é o primeiro astro da música a disputar a categoria.

Em 2016, Sam Smith venceu por ‘Writing’s on the Wall’, do filme ‘Spectre’. No ano anterior, Commom e John Legend receberam o prêmio por ‘Glory’, do longa ‘Selma’.

Além deles também já ganharam o prêmio os seguintes artistas: Eminem, Adele, Glen Hansard, Bob Dylan, Phil Collins, Mariah Carey, Bruce Sprigsteen, Lionel Richie e Stevie Wonder.

Ouça todas as músicas indicadas ao Oscar 2020 de Melhor Canção Original:

‘I Can’t Let You Throw Yourself Away’, de ‘Toy Story 4’

‘(I’m Gonna) Love Myself Again’, de ‘Rocketman’

‘I’m Standing With You’, de ‘Superação: O Milagre da Fé’

‘Into The Unkown’, de ‘Frozen 2’

‘Stand Up’, de ‘Harriet’

Para fechar com chave (ou estatueta) de ouro, confira todas as músicas vencedoras do Oscar de Melhor Canção Original: