Foto: Teca Lamboglia / divulgação vanusa hino nacional

Aquela vez em que Vanusa ‘executou’ o Hino Nacional Brasileiro

O poema de Joaquim Osório Duque-Estrada foi oficializado como letra do Hino Nacional Brasileiro em um dia 6 de setembro, no ano de 1922. 99 anos depois, o Revista Cifras relembra uma das história mais emblemáticas envolvendo a canção.

Em março de 2009, a cantora Vanusa foi convidada para executar o Hino na Assembléia Legislativa de São Paulo e – literalmente – “executou” os versos.

Uma das grandes cantoras da MPB e do pop rock nacional na década de 70, Vanusa tornou-se meme e motivo de chacota, pois se confundiu com a letra durante a cerimônia da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Veja também:
Vanusa morre aos 73 anos em casa de repouso que morava há mais de 2 anos

Relembre:

Na época, a cantora alegou que, devido a medicamentos para labirintite, teria ficado repentinamente desorientada, o que a atrapalhou no sincronismo de letra e música.

Antes de ir para a Assembléia, eu tive uma discussão séria com meu filho. Tomei dois comprimidos de Vertix e fui fazer. Quando comecei a cantar, deu um estouro no meu ouvido e eu não conseguia concatenar a voz com o que eu estava lendo”, disse Vanusa.

Labirintite vem de stress. Quando tem muito stress, a labirintite ataca. Se eu sair na rua e alguém me ver, vão pensar que eu estou bêbada. Parece que a pessoa está bêbada, mas não é“, completou.

O caso viralizou na época, mas a situação era séria: a partir daí, a cantora percebeu que sofria com as graves consequências da depressão e, apenas em 2019, foi diagnosticada com Alzheimer.

Veja também:
Fotos recentes de Vanusa são divulgadas e mostram como a cantora está

Anos mais tarde, a cantora morreu por insuficiência respiratória, em 08 de novembro de 2020, em uma casa de repouso em Santos, litoral de São Paulo. Ela tinha 73 anos e morava em uma casa de repouso, onde enfrentava inúmeros problemas de saúde.

Fafá de Belém também erra o Hino Nacional

Naquele mesmo ano, em novembro, foi a vez de Fafá de Belém errar o Hino Nacional. Ela explicou a gafe alegando estar emocionada – e voltou a errar de novo!

O episódio trágico aconteceu em Cuiabá, no Mato Grosso, durante cerimônia da FIEMT (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso).

Veja:

Em entrevista à TV Rondon, Fafá de Belém não quis comentar sobre o episódio. “Não queria falar nisso. Isso acontece tantas vezes”, disse Fafá. A repórter chegou a insistir e então sobrou para Vanusa: “Não vou dar detalhes, na boa. A Vanusa faria isso. Eu não”.

Vanusa ao saber do comentário de Fafá respondeu: “Se ela me agulhou, o problema é dela. O que é um tiro para quem já levou uma rajada de metralhadora? Ela não devia estar numa boa hora para fazer isso”.

O verdadeiro significado da música ‘Vermelho’, de Fafá de Belém

Sou jornalista, mas nas horas vagas gosto de fingir que sou influenciador digital. Me segue no insta! @meunomenaoedolfo