Foto: reprodução / Instagram anitta 2020

Anitta critica decreto de Bolsonaro e defende SUS: ‘precisava até pouco tempo atrás’

A cantora Anitta voltou a se posicionar contra o governo de Jair Bolsonaro por meio das redes sociais. Desta vez, ela criticou o Decreto n° 10.530/2020, já revogado pelo presidente, que previa realização de estudos e avaliação de parcerias com iniciativa privada para construção, modernização e operação de Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A medida do governo provocou debate nas redes, pois muitos entenderam que seria um passo inicial para a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Diante disso, várias personalidades também se manifestaram – e Anitta esteve entre elas.

Veja também:
Nego do Borel e Anitta são detonados nas redes após fotos sensuais juntos

Inicialmente, a artista rebateu críticas de que não poderia se posicionar sobre o SUS por ter dinheiro o bastante para obter serviços particulares de saúde. “‘Anitta nem precisa do SUS não sabe’. Uma pesquisa rapidinha no Google vocês vão saber 2 coisas: 1. De onde eu vim e porque já precisei do SUS até pouco tempo atrás. 2. O SUS representa muito mais do que vocês acham que representa”, afirmou.

Em seguida, com uma série de postagens no Twitter, Anitta questionou diversas medidas tomadas pelo governo nos últimos tempos. As críticas foram feitas, em especial, ao segmento de meio ambiente, com a flexibilização de uso de agrotóxicos em alimentos orgânicos.

“Se eu entendi certo o raciocínio deste governo…1. Vai liberar os venenos todos na comida, os agrotóxicos, produção em massa… “que se danem os produtores orgânicos. 2. Quem tem dinheiro busca o alimento menos assassino pra por no prato (mais caro). Quem não tem vai no que dá. A comida cheia dos venenos deixa a pessoas cheias dos problemas de saúde”, disse.

Em seguida, ela completa, fazendo a ligação com a parte de saúde: “4. Quem tem dinheiro paga o hospital. Quem não tem… SUStenta na força porque o SUS não vai ter mais.Seria essa a sequência? Que merda! O projeto pra melhorar a economia é matar quem tem menos? Aí diminui a pobreza no país?”.

A artista também publicou uma mensagem breve, pedindo: “Defenda o SUS”. A postagem obteve mais de 160 mil curtidas e 31 mil compartilhamentos.

A posição de Anitta, como esperado, dividiu a opinião dos internautas. A cantora, então, respondeu a alguns comentários isolados de pessoas que a criticaram.

Um seguidor, por exemplo, disse: “Você está entrando na onda da Luisa Mell (ativista em prol dos animais), só ladeira abaixo. Repare que você nem fica mais em primeiro no Spotify. Só com esses pensamentos de ficar falando mal do governo influenciada pela galera da lacração”.

Veja também:
Azealia Banks chama Anitta de 'lixo' e elogia Ludmilla; cantora dá resposta inusitada

A cantora, então, rebateu: “Acho que você ta acompanhando o Spotify errado. Mas olha… mesmo que não ficasse mais em primeiro. Depois de 10 anos de carreira e muitos ‘primeiros’, as prioridades são outras, pra me posicionar eu estudo. Por isso, às vezes eu demoro e/ou nem sempre agrado a todos”.

Revogação do decreto

A repercussão negativa do Decreto n° 10.530/2020 fez com que Bolsonaro anunciasse sua revogação. As informações são da Agência Brasil.

“O espírito do Decreto 10.530, já revogado, visava o término dessas obras, bem como permitir aos usuários buscar a rede privada com despesas pagas pela União. A simples leitura do decreto em momento algum sinalizava para a privatização do SUS”, escreveu o presidente.

Bolsonaro disse que “em havendo entendimento futuro dos benefícios propostos pelo decreto, o mesmo poderá ser reeditado”.

Conforme números apresentados pelo presidente, o Brasil tem mais de 4 mil UBS e 168 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) inacabadas e “faltam recursos financeiros para conclusão das obras, aquisição de equipamentos e contratação de pessoal.”

Veja também:
Veja quais as lives com shows de música marcadas para os próximos dias

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar