Foto: divulgação arnaldo antunes titas

Arnaldo Antunes acionará Justiça para barrar música dos Titãs em ato pró-Bolsonaro

O cantor Arnaldo Antunes, ex-integrante dos Titãs, se manifestou nas redes sociais após uma de suas músicas, “O Pulso”, ser usada em um ato promovido por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro contra o Congresso Nacional. Antunes repudiou a utilização da canção sem a devida aprovação de seus autores – Marcelo Fromer, Tony Bellotto e ele -, confirmando, ainda, que acionará judicialmente os responsáveis pela infração de direitos autorais.

“Acabei de ver que a música ‘O Pulso’, de minha autoria com Marcelo Fromer e Tony Bellotto, […] foi usada em um post de Olavo de Carvalho e compartilhado por outros perfis da extrema-direita para divulgar essa manifestação de 15 de março”, diz Arnaldo Antunes, inicialmente.

O artista completa: “Esse uso vai contra tudo que eu prezo, defendo e acredito. As instituições como o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal preservam aquilo que ainda nos resta de democracia. É muito revoltante ver uma criação minha sendo usada contra todos os meus princípios. Eu queria dizer que já estamos acionando judicialmente, pedindo para que tirem do do ar essa informação e se responsabilize quem fez esse uso indevido”.

“O Pulso” embala um vídeo utilizado para convocar apoiadores para a manifestação, que acontece no dia 15 de março. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e políticos como os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e Senado, Davi Alcolumbre, bem como a ex-presidente Dilma Rousseff, são exibidos na filmagem, que foi compartilhada por Olavo de Carvalho, visto como uma espécie de guru ideológico de Bolsonaro.

Veja também:
Como um estuprador em série se tornou influenciador digital?

Nando Reis, ex-baixista dos Titãs, divulgou o vídeo de Arnaldo Antunes para reforçar sua indignação. “Mesmo não sendo autor na canção em questão, expresso aqui meu repúdio ao uso indevido desta, que faz parte da minha história e na qual estou presente tocando contrabaixo. Não há nada nessa vida que eu despreze tanto quanto este indivíduo que se apropriou de uma canção dos Titãs”, afirmou.

Em nota, os Titãs – atualmente compostos por Branco Mello, Tony Bellotto e Sérgio Britto, além de outros músicos de turnê – também se manifestaram de forma contrária ao uso da música. “Os Titãs sempre expressaram seu apoio à democracia e as instituições democráticas e estão indignados com o uso indevido e não autorizado de sua obra numa propaganda que atenta contra os princípios e convicções dos integrantes da banda”, disse.

View this post on Instagram

ATENÇÃO – NOTA OFICIAL☝🏽

A post shared by Titãs (@titasoficial) on

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar