Fotos: Divulgação e Reprodução/Youtube michael jackson e prince

Michael Jackson e Prince: a história da suposta rivalidade entre eles

Cheios de similaridades na vida pessoal no início da carreira, Michael Jackson e Prince eram alvos de rumores constantes sobre uma suposta rivalidade e sempre colocados como concorrentes um do outro.

Um era o bom rapaz, outro era o rebelde da música e citado como quem “iria desbancar” MJ. Ambos eram competitivos e isso reforçava as manchetes sensacionalistas sobre eles não irem com a cara do outro…

Michael Jackson e Prince: competitivos por natureza

Em seu livro ‘Michael Jackson – A Magia E A Loucura’, o jornalista J. Randy Taraborrelli conta como o Rei do Pop era extremamente competitivo.

Por conta disso, ele não ficou exatamente feliz ao ver as críticas positivas ao filme ‘Purple Rain’ (1984), protagonizado por Prince – tendo ele mesmo estrelado o filme ‘O Mágico Inesquecível’ (1978).

Veja o trailer de ‘O Mágico Inesquecível’:

Segundo o biógrafo, Michael estava “profundamente decepcionado” pelo “concorrente” estar ganhando mais elogios do que ele no cinema e chegou a pedir para assistir ao filme antes que ele fosse distribuído ao público.

Questionado depois sobre o que achou do longa, o Rei do Pop respondeu: “A música é ok, eu acho. Mas eu não gosto de Prince. Ele parece mau, e não gosto do jeito que ele trata as mulheres. Ele me lembra alguns de meus parentes. E não apenas isso: o cara não consegue atuar, ele não é bom”.

Veja o trailer de ‘Purple Rain’:

Treta de Michael Jackson e Prince em ‘We Are The World’

Foto: Divulgação

Em 1985, a canção ‘We Are The World’ reuniu grandes nomes da música com objetivo de ajudar a combater a fome na África no projeto USA For Africa.

Michael Jackson, Lionel Richie, Bruce Springsteen, Tina Turner, Stevie Wonder, Billy Joel, Diana Ross, Cyndi Lauper, Bob Dylan e muitos outros estavam entre os nomes, e a ideia era que Prince também participasse da gravação, mas isso não ocorreu.

Prince não estava tão empolgado em cantar com o grupo de mais de 40 artistas e há várias versões sobre as motivações dele, incluindo que não tinha gostado da música nem gostaria de dividir os vocais.

Veja também:
Paulinho da Costa, o brasileiro que tocou com Michael Jackson e Madonna

Uma delas, no entanto, contém sinais da suposta rivalidade com MJ – que estava à frente do projeto com o produtor Quincy Jones.

Todos já tinham chegado e estavam aguardando Prince, quando Lionel decidiu ligar para ele e descobrir se estava vindo. Enquanto os dois conversavam, Michael teria dito: “Ele não vai aparecer enquanto eu estiver aqui”. Dito e feito.

Segundo a revista ‘Rolling Stone‘, Prince acabou indo para uma balada, onde o segurança dele se meteu numa briga e acabou indo parar atrás das grades.

“Às 6h da manhã seguinte, Prince ligou para o estúdio para perguntar se poderia vir e gravar a parte da guitarra. Quincy Jones disse que era tarde demais”, narrou Taraborrelli.

Já com fama de rebelde (enquanto Michael levava os créditos de ser bom moço), Prince ficou como o egoísta que não ligava para a causa humanitária. Apesar disso, ele gravou uma versão de ‘4 The Tears In Your Eyes’ para o projeto.

Veja o videoclipe de ‘We Are The World’:

Mais uma parceria recusada

Depois de recusar a parceria com Michael Jackson em ‘We Are The World’, Prince foi chamado para um dueto com Michael Jackson na música ‘Bad’ – e, segundo Taraborrelli, a ideia inicial envolvia que os dois cantassem juntos em todas as canções do álbum. Nada disso aconteceu.

Veja também:
Perfil oficial de Michael Jackson deseja feliz ano novo e 'assusta' fãs

Em 1986, Quincy Jones fez a ponte entre os dois, que se encontraram para a falar sobre a parceria – que, além da música, envolvia uma trama para plantar na imprensa episódios sobre a suposta rivalidade entre os dois.

O plano era do empresário de Michael, Frank DiLeo, que queria que as fofocas (divulgadas um mês antes do lançamento) servissem para aumentar a atenção do público sobre a canção.

Novamente nada empolgado com a ideia, Prince pediu para ouvir a música antes de aceitar. Depois de ter acesso à fita demo, ele pediu que o porta-voz dele avisasse: não iria participar da gravação e não queria saber de boatos.

Veja o videoclipe de ‘Bad’:

Em uma entrevista ao ator e comediante Chris Rock, em 1997, Prince foi questionado sobre a suposta rivalidade e respondeu: “Ao contrário do que muita gente pensa, nunca existiu alguém que fosse meu adversário. Pra mim, não [nunca existiu nenhuma rivalidade entre ele e MJ]”, declarou ele.

Na sequência, o cantor deu sua versão sobre por que recusou a parceria em ‘Bad’. “Sabe o personagem que o Wesley Snipes faz? Era para ser eu. Mas tipo ‘se você aparecer naquele videoclipe, você é meu!’. A primeira frase da música diz ‘seu traseiro é meu'”, refletiu Prince.

“Agora eu digo, quem está cantando isso para quem? Porque você está cantando para mim, e eu não estou falando isso de você, então já temos um problema logo de cara”, afirmou.

Assista à entrevista (legendada em português):

Compartilhar