A mais recente prova do líder no ‘Big Brother Brasil 24’, que estreou nesta segunda-feira (8) na TV Globo, desencadeou uma onda de descontentamento e revolta entre os espectadores, que rapidamente recorreram à internet para expressar sua frustração. O motivo? A falta de acessibilidade no desafio.
O episódio foi marcado por um momento particularmente difícil para o atleta paralímpico Vinicius Rodrigues, de 29 anos, que integra o grupo ‘Camarote‘ do reality show
- Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!
Durante a transmissão, os telespectadores assistiram Vinicius, que também é recordista mundial dos 100 metros rasos na classe T63 para amputados de perna acima do joelho, enfrentar a necessidade de remover sua prótese da perna esquerda para completar um percurso de obstáculos.
Esse fato gerou críticas sobre o design da prova, que não pensou em dar condições para o atleta completá-la sem dificuldades.
Ivan Baron, influenciador digital de 25 anos, manifestou sua opinião nas redes sociais: “não queremos privilégios para ele, mas é preciso ter equidade na competição para que sua deficiência não seja algo que atrapalhe seu jogo!”.
O percurso da prova era composto por quatro etapas, todas dentro de um tempo limite estabelecido pela produção. A primeira etapa envolvia uma queda numa piscina de bolinhas, seguida por uma escalada para sair dela.
Foi nesta fase que o incidente com Vinicius ocorreu. Os participantes, em seguida, tinham que rastejar sob uma trincheira com tinta verde e, por fim, apertar um botão para finalizar o circuito.
Os confinados reclamaram que o percurso se tornou escorregadio devido ao líquido verde. “Eu caí seco aqui”, comentou o catarinense Maycon Cosmer, de 35 anos, após uma queda.
A cantora Wanessa Camargo, aos 41 anos, também sofreu com a prova, exclamando “Cacildis” depois de um tombo.
Vinicius, por sua vez, expressou sua dificuldade relacionada à prótese. “Para mim fica difícil por causa da minha prótese“, disse ele.
Posteriormente, a produção permitiu que ele trocasse a prótese por uma à prova d’água e Vinicius aproveitou para se desculpar com os demais competidores.
Ivan Baron alertou sobre a importância da vigilância para que tais erros de acessibilidade não se repitam em futuras provas: “O erro foi ao vivo e o Tadeu ainda tentou disfarçar. Vamos ficar vigilantes para que nas próximas, não se repita!”.
Cristian Portella disse ter ficado constrangido e preocupado com a cena.
“Fizeram o participante tirar a prótese! Quanto desrespeito e falta de cuidado e empatia. Não adianta inserir o participante com essa condição e não ter o interesse em estudar a causa. Ficou evidente a falta de visão na elaboração da prova. Equidade não é privilégio“, afirmou.
Apesar das dificuldades de falta de acessibilidade enfrentadas por Vinicius, ele é um dos participantes que permanece até a manhã desta terça-feira (9) competindo. São quase 10 horas de prova.
Alane, Deniziane, Marcus Vinicius, Matteus e Maycon também continuam na disputa pela liderança, e para ganhar o carro.
Confira o momento em que Vinicius teve dificuldade na prova do líder:
EU AVISEI!
Na 1ª prova do líder não pensaram em acessibilidade e o Vinicius já foi prejudicado. Não queremos privilégios para ele, mas é preciso ter EQUIDADE na competição para que sua deficiência não seja algo que atrapalhe seu jogo! pic.twitter.com/u4xvbiRc1i
— Ivan Baron 🦯 (@ivanbaron) January 9, 2024
Faltou acessibilidade
Confira algumas reações de internautas nas redes sociais:
Na 1ª prova do líder, Vinicius que é PCD teve que tirar sua prótese para realizar a prova #BBB24
pic.twitter.com/Q5tpzwMEZ8— Africanize (@africanize_) January 9, 2024
Achei uma falta de sensibilidade a prova do líder não ser acessível pra ele concordam? #BBB24 pic.twitter.com/TuMWtavGIU
— Dracarys draya 🐉🔥 (@Barbszaw) January 9, 2024
Primeira prova do líder e o programa já deu uma vacilada com o Vinicius que é atleta PCD. Além da falta de FairPlay do adversário que o escolheu, as provas podiam ser pensadas com inclusão. Ele é atleta, tem milhares de formas de montar uma prova. Espero que as próximas mudem.
— Rômulo Carvalho (@romulocarvalho_) January 9, 2024
Achei uma falta de sensibilidade a prova do líder não ser acessível para o Vinícius!
— 🙁 (@me_leets) January 9, 2024
primeiro dia de bbb e eu já tive vontade de morrer com a revolta dos padrões e da falta de acessibilidade na prova do líder
— jessie (@uchihastew) January 9, 2024
A Globo convida um atleta paralímpico pra participar do BBB e faz prova do líder sem acessibilidade?? 🤡 #BBB24
— Camila (@Camiloush) January 9, 2024
A prova do líder acabou de provar que não foi pensado a questão da acessibilidade para pessoas PCD.
– #BBB
— RM 🏳️⚧️ (@RainhadeRecife) January 9, 2024
Vinicius perdeu nascimento da filha por causa das Olimpíadas
Dentro da casa mais vigiada do Brasil, Vinicius Rodrigues compartilhou com os outros participantes um relato pessoal e emocionante durante a primeira Prova do Líder.
O paratleta profissional relembrou um momento crítico em sua vida, onde teve que escolher entre sua carreira e um acontecimento familiar marcante.
Rodrigues, ao ouvir Juninho expressar que o nascimento de sua filha foi o dia mais alegre da sua vida, sentiu-se compelido a compartilhar sua experiência.
“Essa parte do ‘mano’, da filha, me pegou muito. Queria contar para vocês, mas é um dia muito triste. Eu estava para classificar nas Olimpíadas do Rio (2016), tinha dois anos do meu acidente. Aí eu botei que eu ia. E eu estava top 8, eu tinha que ficar top 6 para eu ir. Minha filha nasceu na sexta, a eliminatória foi no sábado“.
“Falei: ‘vou poder ver minha filha, mas é Olimpíada’ e fiquei naquela loucura. Falei: ‘vou classificar e ver ela no outro dia‘. Cheguei no dia da prova, acho que eu estava com tanta energia, que chegou na hora, o árbitro demorou muito e eu queimei a prova. Perdi a Olimpíada e perdi [o nascimento] da minha filha“, revelou o participante.
O relato de Rodrigues, carregado de emoção, gerou empatia entre os demais participantes.
Marcus Vinicius ofereceu palavras de conforto no momento: “O que conforta a gente é entender que a gente não tem controle sobre as coisas, e tudo acontece como tem que acontecer”.
- Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!
BBB 24: Rodriguinho só descobriu que não era pai de bebê após 2 anos pagando pensão
#COMENTE