Foto: reprodução / YouTube billie eilish

Billie Eilish divulga vídeo em que aparece sem blusa e critica padrões de beleza

Billie Eilish divulgou, nesta terça-feira (26), um vídeo em que faz críticas aos padrões de beleza impostos pela sociedade. Na filmagem, enquanto discursa, a cantora de 18 anos tira peças de roupa e se afunda em uma espécie de líquido escuro.

Intitulado ‘Not My Responsibility’, o vídeo vinha sendo exibido, originalmente, nos primeiros shows da nova etapa da turnê ‘Where Do We Go? World Tour’ na América do Norte. A primeira apresentação do novo giro aconteceu no dia 9 de março, na American Airlines Arena, em Miami.

Veja também:
Veja quais as lives com shows de música marcadas para os próximos dias

A produção foi exibida no telão como uma espécie de interlúdio, antes da música ‘All the Good Girls Go to Hell’. Na mensagem narrada por Billie Eilish, além de destacar suas experiências com pessoas que fazem comentários a respeito de seu corpo, ela transmitiu uma mensagem de positividade, para que as pessoas se aceitem como são e não esperem pela aprovação dos outros.

Veja o vídeo abaixo e, a seguir, a tradução da fala de Billie Eilish:

“Você tem opiniões sobre as minhas opiniões, sobre minha música, minhas roupas, meu corpo. Algumas pessoas odeiam o que eu visto, outras elogiam. Algumas criticam as outras, outras me criticam, mas sinto que você está assistindo. Nada que eu faço passa despercebido. Vejo seus olhares, sua desaprovação ou seu suspiro de alívio. Se eu vivesse por eles, nunca seria capaz de me mover.

Você gostaria que eu fosse menor? Mais fraca? Mais doce? Mais alta? Gostaria que eu ficasse quieta? Meus ombros te provocam? Meus seios? Eu sou a minha barriga? Meus quadris? O corpo com o qual eu nasci não é o que você queria? Se eu usar o que é confortável, não sou mulher. Se eu mostrar algumas camadas, sou uma vadia. Mesmo que você ainda não tenha visto meu corpo, você me julga, e me julga por isso. Por quê?

Fazemos suposições sobre as pessoas baseadas em seu tamanho. Nós decidimos quem eles são. Nós decidimos o que eles valem. Se eu visto mais, se eu visto menos, quem decide o que isso me faz? O que isso significa? Meu valor é baseado apenas na sua percepção? Ou sua opinião sobre mim não é minha responsabilidade?”

A turnê de Billie Eilish pela América do Norte precisou ser interrompida devido à pandemia do novo coronavírus. Depois desses shows, a cantora faria uma série de apresentações na América do Sul, incluindo no Brasil, mas as datas foram adiadas pela mesma razão.

Veja também:
Botão do decote de Simone abre em live e Simaria brinca: 'dá audiência'; veja

Billie Eilish, roupas largas e sexualização

billie eilish

Foto: reprodução / Instagram

Billie Eilish usa roupas largas desde quando começou a fazer sucesso na música. Em entrevistas, ela explica que adota essa estratégia para que as pessoas prestem atenção em sua música em vez de sexualizarem seu corpo, evitando que a sociedade faça julgamentos sobre seu corpo ou a transforme em um objeto sexual.

“Eu nunca quis que o mundo saiba tudo sobre mim. É por isso que uso roupas grandes e largas. Ninguém pode ter uma opinião, porque eles não podem ver o que tem por baixo”, disse, em um vídeo para uma ação da grife Calvin Klein.

Ela completa, aos risos: “Ninguém vai ficar falando coisas como: ‘olha, ela é magra’, ‘ela não é magra’, ‘ela tem pouca bunda’, ‘ela tem bunda grande’. As pessoas não podem falar essas coisas, porque elas não sabem”.

Veja também:
Veja quais as lives com shows de música marcadas para os próximos dias

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar