Foto: Divulgação bohemian rhapsody

Como e onde assistir ao filme Bohemian Rhapsody?

Não é preciso ser um produtor experiente como Graham King, cujo currículo abrange filmes de Michael Mann, Martin Scorsese e Clint Eastwood, para saber que Queen, uma das bandas mais bem-sucedidas da história, e seu carismático e talentoso líder Freddie Mercury valiam um filme.

Foi longo – 9 anos – e árduo o caminho de ‘Bohemian Rhapsody‘ para chegar às telonas. No Brasil, o filme estreou em novembro de 2019. Nesta quarta-feira (22), a TV Globo exibe o filme no ‘Cinema Especial’ e o assunto já está se tornando um dos mais comentados das redes sociais.

  • Se não gostar da Alexa, a Amazon devolve seu dinheiro! Experimente por 30 dias de controle por voz total em sua casa inteligente. Clique aqui e garanta.

Tem Bohemian Rhapsody na Netflix?

Para quem vai estar ocupado, acha o horário do filme muito tarde ou não curte muito à versão dublada, há uma opção: apesar de não estar na Netflix, a plataforma mais popular, o filme está disponível para streaming aos assinantes do Star+. O serviço chegou recentemente ao nosso país e conta com um vasto catálogo.

“Primeiro, o problema era escolher qual parte de sua vida contar. Levou muito tempo para chegar a um roteiro que me deixasse satisfeito”, conta Graham King sobre o processo de produção.

No fim, foram dois escritores, Peter Morgan (indicado para o Oscar por ‘A Rainha’ e ‘Frost/Nixon’) e Anthony McCarten (de ‘A Teoria de Tudo’ e ‘O Destino de uma Nação’). Depois, a escolha das músicas…

A primeira controvérsia aconteceu com Sacha Baron Cohen, cotado para viver Freddie Mercury, embora King negue que seu nome estaria confirmado. “Eu disse que não ia fechar com nenhum ator sem ter um roteiro ou um diretor”, afirmou.

Baron Cohen deu uma entrevista dizendo que tinha sido afastado porque Brian May, um dos integrantes do Queen, estava querendo controlar o longa. “De repente, virou culpa dele”, contou King.

Veja também:
Bohemian Rhapsody: real sentido da música foi para o túmulo com Freddie Mercury

O produtor acabou encontrando seu Freddie Mercury perfeito em Rami Malek, o ator da série Mr. Robot. “Fiz uma reunião com ele, que estava tão empolgado. Dava para sentir que organicamente havia algo de Freddie nele. Não me importava muito sua aparência, não queria um imitador”.

King também não queria um ator branco no papel – Freddie Mercury era de origem pársi e nascido em Zanzibar. A família de Rami Malek vem do Egito.

O cineasta Bryan Singer (da série X-Men) ficou tão impressionado com o vídeo do ator recriando uma rara entrevista dada por Freddie Mercury, que ligou na hora para seu agente dizendo que queria que ele fizesse o filme.

Rami Malek deu o sangue pelo papel: enquanto gravava Mr. Robot em Nova York, voava para Londres nas poucas folgas para fazer aulas de movimento, canto e piano.

Sua primeira sequência foram os 20 minutos que reproduzem a histórica apresentação do Queen no Live Aid, em 1985, que abre e fecha o filme.

“Foi pura adrenalina. Meu coração está batendo forte só de pensar nisso. Você consegue perceber quanta adrenalina percorria as veias de Freddie Mercury diante de 75 mil pessoas. Eu amo atuar. E adicionar essa sensação de rock star foi como usar drogas”, afirmou o ator sobre essa cena.

Veja também:
Fotos mostram amor espontâneo (e 'proibido') de Freddie Mercury e namorado

“Queríamos que fosse tão autêntico quanto possível”, disse Malek. “Não dava para improvisar, porque está gravado na memória das pessoas. Ensaiei tanto que provavelmente ainda consigo fazer os 20 minutos”.

“Eu estava mais ou menos preparado. Ninguém consegue preparar você para o que o sentimento [de encenar Freddie] realmente é. Ele é, para alguns, o cantor com maior desempenho na história do rock. Eu disse: ‘Que diabos! Eles construíram [até] um palco!'”, falou.

A famosa performance em São Paulo, com ‘Love of My Life‘, cantada a plenos pulmões pela plateia, serve como introdução e pano de fundo para a cena em que Freddie Mercury revela à sua então noiva, Mary Austin (Lucy Boynton), ser gay.

Os dois permaneceram próximos a vida toda. “Mary foi o amor de sua vida”, disse Malek. Para Boynton, falar da relação dos dois é importante.

“Somos tão encorajados a rotular tudo. E, quando paramos com isso, permitimos que as pessoas floresçam de maneira mais orgânica, empolgante e real. Por isso, era importante contar a história desse ser humano incrível, que foi capaz de transcender tudo isso sem fazer disso uma bandeira. Freddie apenas era ele mesmo”.

Veja também:
Décadas após sua morte, Freddie Mercury ainda presenteia familiares no Natal

A escolha, no entanto, provocou críticas de que ‘Bohemian Rhapsody’ poderia estar disfarçando a homossexualidade de Freddie Mercury.

Duas semanas antes do fim das filmagens, mais um golpe: o diretor Bryan Singer foi demitido pelo estúdio por estar faltando ao set, oficialmente para cuidar da mãe doente.

Dexter Fletcher, que anteriormente tinha sido cotado para a direção, rodou o que faltava. Depois de tantos tropeços, era hora de revelar ‘Bohemian Rhapsody’ para o mundo, o que deixava o produtor e seus atores nervosos.

“Eu sinto o peso de Brian (May) e Roger (Taylor) me darem o direito de filmar suas vidas. Eles foram muito pacientes. Meu medo durante esse tempo todo era que eles me ligassem e dissessem: ‘Quer saber? Vamos deixar pra lá’. Eles não precisam fazer o filme, têm seu legado garantido. E os dois perseveraram. Espero que tenha valido a pena”.

  • Se não gostar da Alexa, a Amazon devolve seu dinheiro! Experimente por 30 dias de controle por voz total em sua casa inteligente. Clique aqui e garanta.

Entrevista com Rami Malek, o Freddie Mercury de ‘Bohemian Rhapsody’

Sabia do show de São Paulo?

Rami Malek: “Sim, um show icônico. Só de ele dizer: ‘Obrigado, é um momento lindo’… Eram 250 mil pessoas, nem sei como um estádio comporta tanta gente”.

Freddie teve uma relação especial com Mary, mas ele também era abertamente gay. Como essa identidade foi importante para ele e sua performance?

Rami Malek: “Freddie e Mary ficaram juntos por seis anos. Foi uma relação muito íntima. Ele chegou a pedi-la em casamento e logo depois saiu do armário. Acho que a fé e a confiança dela nesse relacionamento fizeram com que Freddie fosse capaz de se abrir de seu jeito e ser verdadeiro com quem era, de maneira muito bonita e profunda, mas não agressiva”.

Na época, ele escondeu que era portador do HIV até quase o fim de sua vida, e hoje ele seria forçado a se manifestar, porque teria de ser um exemplo.

Rami Malek: “Ele é um exemplo porque viveu sob suas próprias regras, e isso demanda coragem, não importa que fase da vida está. Fazer aquilo em que se acredita, não importando as pressões, o que se “deve” fazer, o que te dizem para fazer”.

Foi difícil fazer as cenas na frente dos integrantes do Queen?

Rami Malek: “Já foi difícil fazer na frente da equipe. Muitos deles têm idade suficiente para ter visto ou acompanhado. Daí ter Brian ou Roger vindo ao set, claro, foi um desafio. Mas fomos recebidos com tanto amor. Eles trabalharam muito para contar essa história, assim como Graham, por tantos anos. Eles foram muito calorosos e agradecidos. Tive chance de encontrá-los em Abbey Road antes. Houve um conforto. Não era que eles apareciam do nada no set para julgar minha performance”.

  • Se não gostar da Alexa, a Amazon devolve seu dinheiro! Experimente por 30 dias de controle por voz total em sua casa inteligente. Clique aqui e garanta.

‘Bohemian Rhapsody’, a épica música do Queen que inspira filme sobre Freddie Mercury

Sou jornalista, mas nas horas vagas gosto de fingir que sou influenciador digital. Me segue no insta! @meunomenaoedolfo