Fotos: Reprodução/Redes Sociais carlinhos maia

Polêmica! Dona Déa Lúcia e Carlinhos Maia trocam farpas na internet: ‘violência’

A mãe de Paulo Gustavo, Dona Déa Lúcia, utilizou as redes sociais no último domingo (19) para criticar a postura do influenciador Carlinhos Maia em relação à cantora Liniker.

O comentário veio após a exibição do ‘Domingão com Huck’, onde Carlinhos participou como convidado.

Em uma publicação, Dona Déa destacou a importância do respeito à identidade de gênero e reforçou que o programa foi gravado antes do incidente envolvendo o influenciador, que ocorreu no Natal de 2024.

O episódio que motivou a manifestação da mãe de Paulo Gustavo aconteceu no dia 24 de dezembro, quando Carlinhos Maia, em um vídeo publicado no Instagram, fez uma “piada” sobre os pronomes de Liniker enquanto estava na Lapônia, Finlândia.

Na ocasião, ele declarou: “Você foi no show dele. Dela, delu, dolu, de Liniker. […] O que importa é a música”.

O comentário gerou uma onda de críticas nas redes sociais e levou a denúncias contra o humorista no Ministério Público Federal por organizações LGBTQIA+.

Em uma postagem no Instagram, Dona Déa começou seu texto com um apelo pelo respeito à diversidade.

“Hoje me senti especialmente com a responsabilidade de me posicionar com relação ao que deveria ser a obrigação de todas, todos e todes: respeitar a orientação sexual e a identidade de gênero de qualquer pessoa”. 

Ela aproveitou para esclarecer que conheceu Carlinhos Maia durante a gravação do programa em dezembro e que, na ocasião, emocionou-se com sua história de vida.

Veja também:
Jon Bon Jovi apareceu em 'Malhação' e atuou com Luana Piovani em 1997

“Eu me emocionei com sua história e com a fala da mãe do artista. […] Não conhecia a história de Carlinhos Maia e foi nesta ocasião que o conheci pessoalmente”, escreveu ela.

No entanto, Dona Déa destacou que ficou profundamente triste com a atitude do influenciador no episódio envolvendo Liniker.

“Ao se fazer de desentendido quanto ao pronome correto para se referir à artista, Carlinhos Maia não só cometeu uma violência contra Liniker, mas também contra toda a população trans, que se vê todos os dias em risco, sendo desrespeitada e violentada”, afirmou.

Em sua publicação, Dona Déa também homenageou a cantora Liniker.

“Liniker, seu trabalho e sua arte me transformam e me emocionam. Você é uma das maiores artistas que tenho o prazer de conhecer ao longo da minha vida. […] Obrigada por existir, resistir e espalhar amor e arte pelo mundo. Um beijo carinhoso, Déa Lúcia”. 

A resposta de Carlinhos Maia

Nos comentários da publicação, Carlinhos Maia rebateu a crítica de Dona Déa, defendendo-se das acusações.

O humorista escreveu: “Enquanto a senhora faz texto, é na MINHA CASA que dezenas de trans, travestis, gays e todos que não estão na TV têm oportunidades reais”

A resposta de Carlinhos não diminuiu a repercussão negativa do caso, que continuou gerando debates nas redes sociais.

O caso reacendeu discussões sobre a importância da responsabilidade de influenciadores em suas falas públicas.

Veja também:
Motorista de app é encontrada morta em carro submerso após temporal

Dona Déa aproveitou seu texto para reforçar que seu posicionamento não busca “cancelar” Carlinhos Maia, mas promover transformação através do respeito, amor e acolhimento.

“Como mãe de filhos LGBTQIA+ e comprometida com a causa, acredito que é pelo amor, o acolhimento, o respeito e o conhecimento que verdadeiramente nos transformamos e, assim, também a sociedade”, finalizou ela.

A atitude de Carlinhos Maia foi amplamente debatida na internet, dividindo opiniões sobre os limites entre o humor e o respeito.

Já Liniker, que foi diretamente atingida pelo comentário, recebeu manifestações de apoio de fãs e personalidades públicas.

Veja a publicação de Dona Déa no Instagram:

Torta de climão! Luciano Huck dá ‘sermão’ em Carlinhos Maia ao vivo

Maior ídolo de Paulo Gustavo, Beyoncé publica homenagem ao humorista

Fonte: Instagram

Sou jornalista, mas nas horas vagas gosto de fingir que sou influenciador digital. Me segue no insta! @meunomenaoedolfo