Em um impressionante esforço de resgate, o cavalo Caramelo, que ficou ilhado por quatro dias em um telhado devido às enchentes no Rio Grande do Sul, foi salvo por uma operação conjunta dos bombeiros e do Exército na manhã desta quinta-feira (9) na cidade de Canoas.
O resgate, que ocorreu por volta das 11h, contou com o uso de dois botes, quatro barcos e um jet ski, para garantir a segurança do animal.
O cavalo Caramelo havia sido visto ainda na manhã de quarta-feira (8), equilibrando-se precariamente no telhado, o que chocou o Brasil e mobilizou rapidamente as equipes de resgate.
As imagens do cavalo ilhado repercutiram, inclusive, internacionalmente.
Janja da Silva, primeira-dama, e influenciadores como Felipe Neto se pronunciaram, solicitando urgência nas ações de resgate.
“Acabo de conversar com o General Hertz, Comandante das Operações no RS, e ele já mobilizou equipes para localizar e fazer o resgate do cavalo em Canoas. Os veterinários do Exército devem acompanhar. Vamos torcer para que o ‘Caramelo’ tenha resistido essa noite”, relatou Janja em sua conta no ‘X’.
Felipe Neto também se envolveu ativamente na campanha pela salvação do cavalo, declarando em suas redes que uma equipe estava a caminho e que “se a embarcação não conseguisse tirar o animal do telhado, ao menos ele seria alimentado”.
Ele chegou a se oferecer para pagar pelos custos de um helicóptero especial, que conseguisse içar 500 kg, caso algum proprietário surgisse disposto a emprestar o veículo aéreo.
O resgate foi meticulosamente planejado e executado, começando com o posicionamento do cavalo em um bote especial para sua segurança.
A operação contou com a presença de veterinários e foi assistida ao vivo por milhares de pessoas, graças à cobertura da ‘GloboNews’, que mostrou o momento em que os veterinários acessaram o local onde o cavalo estava preso.
Confira o momento em que o cavalo foi resgatado:
O cavalo caramelo foi oficialmente RESGATADO do telhado, após 5 dias ilhado no Rio Grande do Sul.pic.twitter.com/1kGRpu5WD0
— Séries Brasil (@SeriesBrasil) May 9, 2024
Relembre a triste cena no cavalo ilhado no telhado de uma casa, em meio à enchente:
🚨 Globo mostra que o cavalo ilhado em Canoas ainda não foi resgatado. Veja que existem cachorros ilhados também em cima de outras casas. #SalvemOCavaloDeCanoas pic.twitter.com/5vMHqM8IdI
— MattyBala 💜🐧 (@MattyBala) May 9, 2024
Virgínia mostra novas doações para vítimas do RS, mas volta a ser criticada
#COMENTE