O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) emitiu uma nota solicitando investigação da Polícia Civil sobre o episódio em que o filho do cantor Gusttavo Lima, Gabriel, de apenas 7 anos, aparece dirigindo um carro.
A situação foi divulgada nas redes sociais pela esposa do cantor, Andressa Suita, gerando indignação entre os internautas.
O Detran-GO expressou seu repúdio em comunicado oficial:
“O presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás, Delegado Waldir, manifesta repúdio às imagens divulgadas nas redes sociais em que os filhos do cantor Gusttavo Lima e da modelo Andressa Suita aparecem conduzindo veículo automotor no interior de uma propriedade particular, onde os órgãos de trânsito não têm poder de atuação e fiscalização”.
“Contudo, o Delegado Waldir repudia quaisquer ações realizadas por figuras públicas que podem incentivar conduta similar por parte da população, podendo gerar grave risco de acidentes nas vias públicas e particulares. Ele afirmou que encaminhou à Polícia Civil pedido para apurar a conduta dos pais“.
A nota enfatiza que, apesar de o fato ter ocorrido em propriedade privada, a divulgação do vídeo pode incentivar comportamentos semelhantes, representando um risco grave de acidentes.
Na última segunda-feira (1º), Andressa Suita postou em suas redes sociais um vídeo que mostra Gabriel dirigindo o carro da família.
No vídeo, o irmão mais novo, Samuel, de 5 anos, aparece no banco do carona, sem cinto de segurança.
As crianças estavam visivelmente empolgadas, com Samuel colocando a cabeça para fora do teto solar do veículo. Andressa legendou o vídeo com“7 ou 18?”, em alusão à idade legal para dirigir no Brasil.
A postagem gerou uma onda de críticas na internet. Usuários destacaram a ilegalidade do ato, citando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB): “Art. 310. Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada… detenção, de seis meses a um ano, ou multa”, lembrou um internauta.
Outro comentou: “Se errou ao deixar crianças no volante, também errou ao expor isso na internet“.
Por outro lado, alguns defenderam o casal, alegando que a situação ocorreu em ambiente controlado. “Andando no quintal da própria casa, no modo manobrista, em um carro com radar que te impede de bater mesmo que você queira muito”, argumentou um usuário.
Outro alegou importância do aprendizado precoce: “Aprendi a dirigir com 10 anos de idade. Quanto mais cedo o contato com o carro, melhor”.
É importante lembrar que, conforme o CTB, menores de 18 anos não podem dirigir e apenas crianças maiores de 10 anos podem andar no banco da frente de um veículo. A repercussão do caso serve de alerta para os riscos de permitir que crianças manuseiem veículos, mesmo em ambientes privados.
O Detran-GO reforça que figuras públicas devem ser conscientes da influência que exercem, evitando promover condutas que possam colocar em risco a segurança de crianças e de outros cidadãos.
Confira o momento compartilhado pela esposa de Gusttavo Lima na internet:
ATENÇÃO, É CRIME! 🚨🚨🚨
Esposa do Gusttavo Lima, Andressa Suita, postou um vídeo do filho Samuel, de 7 ANOS, dirigindo um carro em frente à casa, com o irmão Gabriel, de 6 anos, no banco do passageiro.
Parabéns Gustavo Lima 👏🏻👏🏻👏🏻 pic.twitter.com/A9np5jmWsm
— Cássio Oliveira (@cassioolivveira) June 30, 2024
Após a repercussão, a assessoria de imprensa de Gusttavo Lima se posicionou apenas com uma frase: “O vídeo foi feito dentro da propriedade deles” – o que não diminui o fato de ser crime e um ato de irresponsabilidade.
A situação levantou um debate sobre a responsabilidade de figuras públicas em relação ao conteúdo compartilhado nas redes sociais.
O Detran-GO enfatiza que atitudes como essa podem incentivar comportamentos perigosos, colocando em risco a segurança de crianças e outros cidadãos.
Andressa Suita: além de ser falta de noção, deixar criança dirigir é crime e pode dar cadeia
Fonte: Fábia Oliveira
#COMENTE