Foto: reprodução / Instagram eduardo costa

Eduardo Costa polemiza ao dizer que quer pegar coronavírus para se imunizar

Eduardo Costa voltou a estar no centro de uma polêmica. Desta vez, em entrevista ao programa ‘Fofocalizando’, do SBT, na última segunda-feira (30), o cantor demonstrou estar desinformado a respeito do coronavírus ao dizer que gostaria de contrair Covid-19 para ficar imune.

“Até acho que quero pegar esse coronavírus, porque preciso imunizar o meu corpo… preciso pegar o vírus, para o meu corpo criar anticorpos, para eu ficar livre disso. porque se eu ficar em casa lavando a mão com álcool e sabonete…”, afirmou o artista, durante o programa.

A declaração chamou bastante atenção, já que apresenta alguns erros de raciocínio. O principal é subestimar o coronavírus, já que a doença pode levar à morte, ainda que, na maioria dos casos, de pessoas pertencentes ao grupo de risco, como idosos e doentes crônicos.

Além disso, o Covid-19 tem desdobramentos ainda desconhecidos, por ser uma doença causada por uma mutação da família dos coronavírus. Há outras doenças causadas dessa mesma família, como o MERS-Cov, onde uma infecção não cria imunidade por toda a vida – existem casos em que o paciente pode ser diagnosticado com o mesmo problema de saúde após alguns anos.

Especialistas apontam que a imunidade do paciente após pegar o coronavírus pela primeira vez é bastante provável. Contudo, não se sabe por quanto tempo isso pode durar. Além disso, há outros fatores de incerteza com relação à doença, por ser recente e não ter, nem mesmo, um medicamento comprovadamente eficaz para combatê-la.

Veja também:
Eduardo Costa critica famosos que aplaudem profissionais de saúde, mas não ajudam

Em outro momento da entrevista, Eduardo Costa voltou a defender o fim do isolamento, afirmando que apenas o grupo de risco deveria se manter distante do convívio social. “Temos que proteger aqueles que são mais velhos. E nós temos que sair para trabalhar porque as contas estão vencendo”, afirmou.

Novamente, a declaração de Eduardo Costa contraria as recomendações de autoridades da saúde. Tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto órgãos regionais ou nacionais estão recomendando que as pessoas fiquem em casa e só saiam caso seja extremamente necessário.

Veja, abaixo, a entrevista de Eduardo Costa:

Veja também:
Eduardo Costa tenta ajudar em compra de respiradores, mas é contra isolamento

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar