O cantor Seu Jorge fez um show na Fazenda Santa Margarida, em Campinas, no início de junho.
Tudo parecia normal, mas um tempo depois algumas notícias preocupantes começaram a surgir: um casal que esteve presente na fazenda faleceu vítima de complicações de febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato estrela.
- DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.
O mais preocupante é que um quinto caso suspeito da doença foi confirmado na cidade, localizada a 100 km de São Paulo. A mulher de 38 anos que está sob suspeita estava justamente no show de Seu Jorge.
Logo, muita gente se preocupou com o estado de saúde do cantor, que esteve presente na fazenda onde vários casos da doença foram registrados.
Felizmente, o próprio cantor e equipe se pronunciaram sobre o assunto. Conforme nota que mandaram para o jornal ‘Metrópoles’, todos estão com a saúde em dia, sem nenhum sinal de sintomas da doença. Eles vão continuar seguindo com a agenda de shows.
A nota diz: “A saúde do Seu Jorge e de sua equipe está preservada e ninguém apresentou qualquer tipo de sintoma. Em vista disso, gostaríamos de reforçar que o cantor seguirá realizando sua agenda de shows normalmente”.
Seu Jorge pode ter contraído a doença?
Deixando a música de lado por um instante, é importante falar sobre a febre maculosa. Alguns frequentadores da Feijoada do Rosa, evento que aconteceu em 27 de maio, já tiveram o diagnóstico confirmado.
Mariana Giordano, de 36 anos; Douglas Costa, de 42, namorado dela; e Evelyn Karoline Santos, dentista de 28 anos, de Hortolândia, infelizmente, estão entre eles.
Pior ainda, de cinco casos suspeitos, quatro evoluíram para óbito. Na última terça-feira (13), o Instituto Adolfo Lutz confirmou que três das mortes que ocorreram no dia 8 foram causadas por essa doença.
Entre as vítimas estava Érissa Nicole Santos Santana, uma adolescente de 16 anos que estava no evento com o pai. A causa de seu falecimento ainda está sob investigação.
Neste contexto, o mais preocupante é que a Secretaria de Saúde de Campinas acredita que a contaminação tenha ocorrido dentro do estacionamento da própria Fazenda Margarida. Para aderir às recomendações da prefeitura, o local anunciou que fechará suas portas por 30 dias.
Ainda sobre o assunto, muitos se perguntam sobre o show de Gusttavo Lima, que está agendado para 21 de julho no local. Até o momento, não se tem notícias se a apresentação será remarcada ou transferida para outro local.
O que é a febre maculosa?
A febre maculosa é uma doença infecciosa, bastante séria, que pode levar à morte. Ela provoca febre e manchas vermelhas na pele, conhecidas como máculas.
O infectologista Marcelo Simão, líder do serviço de moléstias infecciosas do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), alerta: “É uma doença muito grave. Se o médico não cogitá-la e não iniciar o tratamento rapidamente, o risco de morte é alto“.
Para se ter noção, no ano passado, foram confirmados 62 casos de febre maculosa em São Paulo, com 44 óbitos. Isso corresponde a uma taxa de mortalidade de 75%.
Quem é o grande vilão? O carrapato estrela. Ele é o responsável por transmitir a febre maculosa quando infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii.
O carrapato precisa ficar fixado na pele da pessoa por pelo menos quatro horas para a transmissão da doença. Não há transmissão de pessoa para pessoa.
A febre maculosa se manifesta com sintomas comuns a outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, falta de apetite e desânimo.
“Nesse momento, é comum confundir a febre maculosa com outras doenças, como leptospirose e dengue“, informa Marcelo Simão. Depois, aparecem as manchas avermelhadas, que crescem e se tornam salientes.
O diagnóstico é feito através de exame de sangue e pelo histórico de visitação a áreas endêmicas ou contato com carrapatos. O tratamento é feito com antibióticos específicos e deve ser iniciado rapidamente.
A prevenção inclui evitar áreas endêmicas e usar roupas adequadas para evitar a picada do carrapato.
“Quem for andar em uma dessas áreas, precisa usar botas e colocar a calça por dentro do calçado, porque aí o carrapato não tem como se fixar na pele”, aconselha o médico.
É importante lembrar que qualquer pessoa pode pegar a febre maculosa, se estiver em área endêmica e com a pele exposta. Então, atenção redobrada! Caso sejam picados, não hesitem em procurar um médico o mais rápido possível.
- DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.
Seu Jorge tenta registrar filho com o nome inusitado, mas cartório proíbe
#COMENTE