Foto: divulgação gusttavo lima 02

Gusttavo Lima diz que mídia não noticia ‘cura’ do coronavírus, ainda estudada por cientistas

O cantor Gusttavo Lima manifestou uma opinião polêmica nas redes sociais. Por meio de um vídeo publicado na função Stories de seu Instagram, o artista fez críticas aos veículos da imprensa brasileira por não noticiar uma suposta cura do novo coronavírus.

O medicamento citado por Gusttavo Lima como “cura” é a cloroquina, originalmente usado para doenças como malária, lúpus e artrite, porém, com desempenho positivo para reduzir tempo de permanência do coronavírus.

Apesar da fala do cantor, diversos veículos noticiaram a descoberta, porém, sempre ressaltando que ainda não é um remédio de eficácia comprovada – cientistas ainda estão estudando o caso e faltam resultados mais contundentes, o que divide a opinião de especialistas de saúde.

“O governo está se desdobrando com esse negócio da cloroquina aí, tem uma grande saída. Não vi nenhum programa de televisão, nenhum jornal noticiar isso. Por que não noticia que tem um grande remédio, uma grande vacina, uma grande cura a caminho? Não vi nenhum jornalismo brasileiro de nenhuma emissora noticiar isso”, disse, inicialmente, o sertanejo.

Em seguida, ele completa: “Ah, pelo amor de Deus, né? Estão mais a favor de esparramar o pânico do que a paz. Não faz isso. Vamos apoiar o governo, apoiar a Organização Mundial da Saúde (OMS), os médicos, os enfermeiros, e noticiar que já saiu essa vacina, essa cura, que, se Deus quiser, vai dar certo, já deu certo”.

Assista:

Veja também:
Gusttavo Lima faz live superproduzida de 5 horas e promete 2ª edição; assista

OMS, governo e pesquisadores falam sobre cloroquina

Tanto o governo quanto a OMS, citados por Gusttavo Lima, não repercutem a cloroquina como uma “cura”. Mike Ryan, diretor-executivo do programa de emergências sanitárias da OMS, declarou, em coletiva de imprensa na última segunda-feira (30), que “não há tratamento efetivo, drogas comprovadas contra a Covid-19”.

Ryan destacou que há “inúmeras drogas que se mostraram promissoras” em tratamento de diversas doenças no passado e citou a cloroquina como uma delas no caso da Covid-19. Porém, ele afirmou que a OMS não estimula o uso compassivo de certas drogas caso leve a um uso mais amplo do medicamento, pois provocaria escassez do remédio para quem realmente precisa – pacientes com malária, por exemplo.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, segue a mesma linha de raciocínio. Em entrevistas, ele destaca que há indícios da eficácia, mas que foram realizados poucos testes, o que não indica que seja uma cura. Além disso, Mandetta reforçou que as pessoas não usem o medicamento sem orientação médica, pois causa fortes efeitos colaterais.

Quanto aos profissionais da saúde citados por Gusttavo Lima, a Coalizão Covid Brasil, formada para pesquisar a eficácia da cloroquina com relação ao coronavírus, também reforça que não há eficácia comprovada. “As pessoas não entendem o que quer dizer ciência. Quando você tem reports mostrando que a cloroquina funciona em 10, 50, 100 pessoas, na realidade você só está mostrando um caminho para ser validado”, disse Luiz Vicente Rizzo, diretor de pesquisa da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, conforme transcrito pelo jornal ‘Folha de S. Paulo’.

Veja também:
Leonardo compara coronavírus com HIV e divide opiniões nas redes sociais

Imprensa fala sobre cloroquina

Veja, a seguir, reportagens de alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil sobre a cloroquina, mostrando que, diferente do que foi declarado por Gusttavo Lima, o medicamento tem recebido espaço na mídia (com informações corretas, conforme autoridades de saúde):

– ‘Jornal Nacional’, TV Globo: Pesquisadores testam remédios como cloroquina para combater novo coronavírus (no dia 19/03/2020)

– ‘Jornal da Record’, RecordTV: Anvisa libera uso de cloroquina para tratar pacientes com coronavírus (30/03)

– ‘Jornal da Band’, TV Bandeirantes: Infectologista fala sobre uso da cloroquina contra Covid-19 (31/03)

– ‘SBT Brasil’, SBT: Hospitais de SP começam a usar a cloroquina no tratamento da Covid-19 (27/03)

– Jornal ‘Folha de S. Paulo’: O que Bolsonaro, Mandetta, a OMS e os hospitais de ponta dizem sobre a cloroquina (26/03)

– Jornal ‘O Estado de S. Paulo’: ‘Dose de cloroquina que bloquearia coronavírus mataria o paciente’, diz especialista (26/03)

– Jornal ‘O Globo’: Estudo mostra que cloroquina reduz tempo de permanência em UTI, diz Mandetta (31/03)

– Portal ‘Uol’: ‘Cloroquina não evita o coronavírus’, diz Ministério da Saúde (28/03)

Veja também:
Eduardo Costa polemiza ao dizer que quer pegar coronavírus para se imunizar

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar