Foto: Rafa Mattei / divulgação cifras ivete sangalo 1

Ivete Sangalo divulga texto contra o racismo: ‘é possível fazer um amanhã diferente’

A cantora Ivete Sangalo publicou um texto nas redes sociais em que se posiciona contra o racismo. O assunto está mais evidente na pauta de discussão das redes sociais desde a última semana, quando um homem negro, chamado George Floyd, foi morto nos Estados Unidos por um policial branco, que o sufocou com os dois joelhos no pescoço – mesmo com Floyd já algemado e rendido.

A publicação de Ivete fez parte das manifestações feitas pela classe artística em todo o mundo na última terça-feira (2). Representantes da indústria musical lançaram a campanha #blackouttuesday / #theshowmustbepaused, em que não foram feitas postagens sobre outro assunto a não ser contra o racismo na data em questão.

“Jamais sentirei ou saberei o que é uma condenação infundada pela cor da pele. Jamais saberei o que é não ter privilégios pela cor da pele. Jamais terei que falar os meus filhos que eles foram preteridos pela cor da pele”, disse Ivete, inicialmente.⠀

Em seguida, a cantora completou que a mudança começa a partir do momento em que se reconhece o racismo. “Mudar é além de saber e sentir, ter um propósito. Primeiro é assumir e reconhecer que o racismo existe. Parece simbólico, mas isso é algo grande e relevante. Ter um olhar atento e dinâmico e buscar, fazer nova escolhas. Sempre foi nossa responsabilidade, urgente e necessário, fazer com que a transformação aconteça por onde caminhamos”, afirmou.

Veja também:
Dançarina acusa Livinho de racismo; cantor rebate e diz que se retratou

A artista apontou que o racismo está enraizado em toda a sociedade e na história da humanidade. “O racismo existe! Ele está entranhado na história do mundo cortando como uma navalha a vida de gente. Está dentro da nossa casa, e é preciso coragem para reconhecer e corrigir. Cabe a cada um de nós aprender, compartilhar e evoluir para que haja uma mudança real. A existência desse sentimento mesquinho e doentio é retrato de nossa involução”, disse.

Ivete Sangalo destacou, por fim, que seres humanos não devem ser diferenciados pela cor da pele. “Estamos falando de GENTE! O olhar, a oportunidade, as prioridades, e acima de tudo o respeito. Nem todos querem que vivamos numa sociedade mais justa e igualitária! Só que isso é um direito de todos e deve ser exercido. É imprescindível convocar todos aqueles que querem transformar. Uma premissa para novos tempos! E o novo não é repetir o mesmo erro. É impossível apagar da história todo o sofrimento, mas é possível fazer um amanhã diferente”, concluiu.

View this post on Instagram

#PraCegoVer: A imagem trás posts na cor preta com uma mensagem em letras na cor branca: ''Jamais sentirei ou saberei o que é uma condenação infundada pela cor da pele. Jamais saberei o que é não ter privilégios pela cor da pele. Jamais terei que falar os meus filhos que eles foram preteridos pela cor da pele. ⠀ ⠀ Mudar é além de saber e sentir, ter um propósito. Primeiro é assumir e reconhecer que o racismo existe. Parece simbólico, mas isso é algo grande e relevante. Ter um olhar atento e dinâmico e buscar, fazer nova escolhas. Sempre foi nossa responsabilidade, urgente e necessário, fazer com que a transformação aconteça por onde caminhamos.⠀ ⠀ O racismo existe! Ele está entranhado na história do mundo cortando como uma navalha a vida de gente. Está dentro da nossa casa, e é preciso coragem para reconhecer e corrigir. Cabe a cada um de nós aprender, compartilhar e evoluir para que haja uma mudança real. A existência desse sentimento mesquinho e doentio é retrato de nossa involução.⠀ ⠀ Estamos falando de GENTE! O olhar, a oportunidade, as prioridades, e acima de tudo o respeito. Nem todos querem que vivamos numa sociedade mais justa e igualitária! Só que isso é um direito de todos e deve ser exercido. É imprescindível convocar todos aqueles que querem transformar. Uma premissa para novos tempos! E o novo não é repetir o mesmo erro. ⠀ ⠀ É impossível apagar da história todo o sofrimento, mas é possível fazer um amanhã diferente''.

A post shared by Veveta 🌎 (@ivetesangalo) on

Veja também:
Quais as músicas mais tocadas de Ivete Sangalo nos últimos tempos

A postagem recebeu mais de 285 mil curtidas em 17 horas. Nos comentários, a cantora recebeu apoio de fãs e de celebridades, como os cantores Belo e Marcia Castro, o músico Luciano Calazans e a escritora Thalita Rebouças.

Muitos admiradores de Ivete Sangalo não só celebraram a postagem da cantora, como pediram para que ela se posicione mais. “Seu público precisa de mais posicionamentos seus perante a barbárie social e política que estamos vivendo”, afirmou um fã. “Continue fazendo isso, se posicionando, dando as caras. Não espere as pessoas pedirem”, disse outro. “Aeeee finalmente falou algo relevante fora de metáforas e entrelinhas”, destacou um terceiro.

Veja também:
Veja quais as lives com shows de música marcadas para os próximos dias

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar