A Latam Airlines pode enfrentar a obrigação de indenizar as famílias das vítimas do acidente com o avião da VoePass, que ocorreu na última sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo.
A tragédia resultou na morte de 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. Apesar da aeronave pertencer à VoePass, as passagens para o voo 2283 foram comercializadas pelo site da Latam, o que levanta questões sobre a responsabilidade da companhia.
As duas empresas aéreas mantêm um acordo de codeshare (código compartilhado), permitindo que uma venda voos operados pela outra. Essa prática é comum na aviação e regulamentada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em entrevista ao ‘Uol’, o diretor-executivo do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Igor Britto, afirmou que as famílias das vítimas podem exigir compensação financeira como se o acidente envolvesse diretamente a Latam.
Ele explicou que a companhia “não pode se beneficiar da parceria, vendendo serviços de uma empresa que tem estruturas, processos e aeronaves precários, mas não se responsabilizar pelos danos que essa decisão causou para as famílias”.
Desde o acidente, clientes da Latam têm expressado insatisfação no Reclame Aqui, pedindo o fim do acordo com a VoePass. Muitos alegam que não sabiam da parceria e acreditavam estar comprando passagens da Latam, confiando na sua reputação.
Justamente por esse tipo de confusão, inclusive, cerca de 10 passageiros perderam o voo que se acidentou em Vinhedo.
Uma cliente, por exemplo, relatou: “Eu comprei minha passagem acreditando que viajaria com a Latam, uma empresa de renome, mas agora estou sendo obrigada a voar com uma empresa cujo histórico não me transmite confiança. Isso não foi informado no momento da compra e me sinto enganada”.
Após a reclamação, a cliente recebeu o reembolso da passagem.
Apesar das críticas, a Latam continua comercializando passagens operadas pela VoePass em seu site. Em resposta, a companhia aérea afirmou que mantém acordos de codeshare com diversas empresas ao redor do mundo.
Segundo a nota, “a companhia operadora do voo é a única responsável por toda a sua gestão técnica e operacional, desde o atendimento em solo aos passageiros nos aeroportos, mas também durante os voos, até o cumprimento das diretrizes de aeronavegabilidade da aeronave, incluindo sua manutenção e a contratação de seguros obrigatórios”.
Ainda de acordo com a Latam, o codeshare oferece benefícios aos passageiros ao ampliar a oferta de voos e proporcionar mais flexibilidade nos destinos.
A empresa destacou que essa informação é disponibilizada ao passageiro desde a fase de pesquisa de passagens, junto a outros dados, como tarifa, tempo de voo e o modelo da aeronave a ser utilizada no trajeto.
Passageiros que perderam o voo que caiu em Vinhedo chegaram a brigar com funcionário
Fonte: Metrópoles
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