Foto: divulgação little richard

Little Richard, um dos pioneiros do rock and roll, morre aos 87 anos

Little Richard, um dos fundadores do rock and roll como o conhecemos, morreu neste sábado (9), aos 87 anos. A informação foi confirmada pelo filho do músico, Danny Penniman, à revista Rolling Stone.

Empresário de Richard, Dick Allen revelou qeu a causa da morte foi um câncer ósseo. O músico lutava contra a doença há anos, mas não divulgava a ninguém.

Nascido em 5 de dezembro de 1932, como o terceiro dos 12 filhos do casal Leva Stewart e Charles “Bud” Penniman, Richard Wayne Penniman começou sua carreira na música ainda em 1947, após ser descoberto por Sister Rosetta Tharpe – para muitos, a real pioneira do rock and roll. Trabalhou com uma série de músicos até conseguir um contrato com uma gravadora, no início dos anos 1950.

Veja também:
Morte de Jimi Hendrix: suicídio, acidente ou assassinato?

O resto é história. Sua forma eletrizante de cantar e tocar piano ajudou a construir o que conhecemos como o rock and roll, estilo que cativou o mundo e desdobrou em ramificações que justificam o trabalho de milhões de artistas e bandas, de Beatles a Rolling Stones, de David Bowie a James Brown.

A carreira de Little Richard

Apesar do primeiro contrato ter sido assinado em 1951, o real sucesso de Little Richard só chegou, mesmo, em 1955, após mudar de gravadora. A música responsável por dar fama ao músico foi “Tutti Frutti“, em 1955. A faixa foi lançada em seu primeiro álbum de estúdio, “Here’s Little Richard” (1957).

Depois, Richard emendou uma série de hits, com “Long Tall Sally“, “Slippin’ and Slidin'”, “Ready Teddy”, “Rip It Up“, “She’s Got It“, “The Girl Can’t Help It”, “Lucille”, “Jenny, Jenny”, “Keep A-Knockin‘”, entre outras.

No fim da década de 1950, Little Richard converteu-se à Igreja Adventista do Sétimo Dia e anunciou que seguiria carreira na música gospel, além de ser pastor. O retorno à música secular aconteceu em 1962, com uma turnê que chegou a envolver Sam Cooke como atração de abertura.

Os últimos shows de Little Richard aconteceram em 2014 – sim, ele se apresentou ao vivo até chegar aos 81 anos. Aposentou-se de vez da música e teve poucas aparições, como em 2017, quando concedeu uma entrevista à Christian Three Angels Broadcasting Network e apareceu sem maquiagem e em uma cadeira de rodas.

Veja também:
Veja quais as lives com shows de música marcadas para os próximos dias

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar