Foto: divulgação marilia-mendonca

Marília Mendonça volta a se desculpar por piada transfóbica e diz que se retratará em live

Marília Mendonça voltou a pedir desculpas publicamente devido a uma piada considerada transfóbica em sua última live, realizada no sábado (8). A cantora vinha sendo criticada nas redes sociais pela situação e se retratou na manhã de segunda-feira (10), mas abordou novamente o assunto à noite.

Veja também:
Marília Mendonça é acusada de transfobia por piada em live e pede desculpas

“Passei o dia todo refletindo. E depois de refletir tanto, refaço o meu pedido de desculpas. Aproveitei pra aprender mais sobre o assunto. Sobre como ajudar”, afirmou, inicialmente, a artista, em uma sequência de postagens feita no Twitter.

Em seguida, Marília destacou que “muita gente do coração bom e explicativo” a ajudaram a evoluir “mesmo sofrendo com piadas” como a que ela havia feito. “Acho que esse é o caminho. Estarei aprendendo todos os dias e repassando o que aprender”, declarou.

A artista prometeu que irá abordar o assunto em sua próxima transmissão ao vivo. “Me retratarei na próxima live, com a mesma visibilidade que teve a piada sem graça. Conto com vocês, pra me ajudarem a evoluir e me desconstruir todos os dias”, disse.

Veja também:
Por que o interesse pelas lives com shows caiu tanto, segundo Marília Mendonça

Por fim, ela voltou a reconhecer o erro, mas destacou que não há eficácia na chamada “cultura do cancelamento”, em que internautas deixam de acompanhar o trabalho de artistas após erros controversos cometidos em público.

“Muito obrigada a todas as mensagens de carinho, mas isso não apaga meu erro. Somos humanos, mas não é por isso que não devemos buscar sermos melhores a cada dia. O debate é necessário. O linchamento de nada serve. Obrigada a quem teve paciência de explicar”, concluiu.

Na manhã da última segunda (10), uma retratação já havia sido publicada nas redes de Marília Mendonça. “Pessoal, aceito que fui errada e que preciso melhorar. Mil perdões. De todo o coração. Aprenderei com meus erros. Não me justificarei”, afirmou a cantora.

Confira:

O comentário polêmico de Marília Mendonça

Foto: reprodução / YouTube

Durante sua live no último sábado (8), Marília Mendonça estava prestes a cantar ‘Sensível Demais’, hit de Chrystian e Ralf, quando o tecladista de sua banda pediu que a artista contasse uma história relacionada à canção. “Sabe o que tô achando estranho. O que a gente combinou no ensaio, que a gente ia falar, não saiu nada ainda (…) eu sei que a próxima música aí tem história, e ninguém quer falar a história, é um acontecimento”, disse ele, inicialmente.

Depois que a canção foi apresentada, Marília Mendonça deu sequência ao assunto. “Acho que tô lembrada, foi quando um integrante nosso falou que tocava num lugar? Quem é de Goiânia lembra da boate Diesel, que tinha aqui em Goiânia”, declarou, citando uma casa noturna LGBT da capital do estado de Goiás.

De imediato, os músicos da banda deram risada. E ela completou: “E aí não vou falar quem e nem vou falar o porquê, vou ficar calada. Quem lembra da boate Diesel, lembra da boate Diesel. Disse… que lá foi o lugar que ele beijou a mulher mais bonita da vida dele. É só isso. O contexto vocês não vão saber”.

O guitarrista da banda brinca, dizendo que “era mulher mesmo”, enquanto outro músico comentou: “Calma, ninguém falou nada”.

Veja também:
Marília Mendonça é acusada de transfobia por piada em live e pede desculpas

Toda a situação deu a entender que um integrante da banda de Marília Mendonça havia beijado uma transexual. A forma como a história foi contada, em tom de deboche, não foi vista com bons olhos por muitos internautas, que acusaram os envolvidos de transfobia.

Os questionamentos ganharam força nas redes, especialmente, após um vídeo em que a youtuber Bruna Andrade fala sobre o assunto, destacando que houve “transfobia explícita” no diálogo. “Primeiro queria perguntar qual a graça de existir uma boate para o público LGBT? As risadas são de deboche. […] Eles estavam debochando de um amigo que ficou com uma menina trans. Quando terminei de ver, fiquei me perguntando onde estava a piada. Qual a graça de um cara se relacionar com uma menina trans?”, diz a internauta, inicialmente, no vídeo.

Em seguida, ela destaca que se decepcionou com Marília Mendonça, de quem é fã. “Foi muito duro ver minha musa falar que qualquer cara que demonstra afeto por mim é chacota. Ou seja, não sou digna de ser amada, receber carinho? Todo relacionamento que eu tiver vai ser vergonha, vai ser engraçado? […] Isso tem um desdobramento muito pior, isso gera violência, isso era assassinato”, afirma.

Assista ao momento da live de Marília Mendonça que polemizou:

Veja o vídeo de Bruna Andrade sobre o assunto:

Veja também:
Veja quais as lives com shows de música marcadas para os próximos dias

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar