Foto: Divulgação moraes moreira

Moraes Moreira, cantor e compositor, morre aos 72 anos no Rio de Janeiro

O músico Moraes Moreira morreu nesta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro, aos 72 anos. A informação foi confirmada por Paulinho Boca de Cantor, parceiro do artista na banda Novos Baianos, em entrevista ao ‘Jornal Correio‘.

A causa da morte não foi informada, nem detalhes sobre o velório. “Paulinho mal conseguia falar, apenas informou que ele morreu dormindo segundo relato de um parente de Moraes”, diz o texto do jornal.

A assessoria de imprensa de Moraes Moreira também confirmou o falecimento. “Ele estava bem, ninguém sabe as causas”, disse um familiar do artista ao site ‘Metro 1‘.

Nascido em 8 de julho de 1947, em Ituaçu, na Bahia, Antônio Carlos Moraes Pires começou na sanfona, mas aprendeu a tocar violão na adolescência. Junto de Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, formou a banda Os Novos Baianos, uma das mais importantes do Brasil na década de 1970.

Veja também:
Como Sylvester Stallone escolheu 'Eye Of The Tiger' para o filme Rocky III

Um dos trabalhos mais famosos dos Novos Baianos é ‘Acabou Chorare’, lançado em 1972 pela Som Livre. Foi o segundo disco da banda e trouxe músicas que consagraram a carreira do grupo, como ‘Brasil Pandeiro’, ‘Besta é Tu’, ‘Preta Pretinha’ e ‘Tinindo Trincando’.

Moraes Moreira saiu dos Novos Baianos em 1975, quando resolveu apostar em uma produtiva carreira solo. Ao todo, ele gravou mais de 40 álbuns, seja solo ou com outros grupos e artistas.

Veja também:
Abba: você conhece o verdadeiro significado da música 'Fernando'?

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.