Foto: Carol Siqueira / divulgação nando reis

Nando Reis revela por que não cancelou show drive-in mesmo após críticas

Nando Reis publicou um longo comunicado nas redes sociais para explicar por que optou por manter seu show no formato drive-in no estádio Allianz Parque, em São Paulo, mesmo após críticas recebidas por internautas. A apresentação está marcada para o dia 19 de julho.

Em texto assinado por sua equipe, o cantor afirma compreender as manifestações “questionando a decisão do artista em fazer um show no momento em que estamos vivendo”. Porém, apontou que, desde o início da pandemia, “as orientações do artista sobre isolamento, aglomerações e distanciamento social foram meticulosamente acordadas com as recomendações sanitárias da OMS e da junta de médicos infectologistas responsáveis pelo controle da pandemia na cidade de São Paulo”.

Veja também:
Veja quais as lives com shows de música marcadas para os próximos dias

Nando aponta que o show no formato drive-in será realizado tomando as medidas de segurança apontadas no Plano São Paulo de Retomada, ilustrado nas duas imagens abaixo. Em seguida, descreveu as precauções: “Será feita a aferição da temperatura dos indivíduos dentro dos carros, proibindo a entrada daqueles que estiverem com mais de 37,5° C. Também será obrigatório o uso de máscaras e álcool gel, mesmo dentro dos veículos, que respeitarão o espaçamento de 2 metros no gramado do estádio. Será obrigatória a permanência dentro do veículo durante todo o espetáculo”.

O cantor destacou qeu até mesmo a ida ao banheiro será marcada por regras e que todas as regras também valem para os artistas. “Aos que quiserem ir ao banheiro, um WhatsApp deverá ser mandado a um funcionário do evento que, respeitando as normas de distanciamento e segurança, conduzirá o indivíduo ao sanitário que estiver livre, evitando o contato com as demais pessoas”, disse.

O artista pontuou que há um decreto autorizando a realização do show e que há um benefício econômico em meio aos meses onde o mercado cultural ficou sem atividades. “Muitas pessoas da equipe do artista, que estão há mais de 4 meses paradas, receberão pelos serviços prestados. Finalmente, reiteramos que em nenhum momento houve descaso do artista com a situação comovente pela qual passa o país. […] É uma alternativa viável encontrada pelo setor de espetáculos, que tanto sofreu com os impactos desta crise que assola milhões de brasileiros”, concluiu.

View this post on Instagram

NOTA DE ESCLARECIMENTO Desde de que foi anunciada a volta de Nando aos palcos, que acontecerá no Allianz Parque em formato Drive In no próximo dia 19/07, houve um contingente significativo de manifestações questionando a decisão do artista em fazer um show no momento em que estamos vivendo. Reiteramos que desde o início da pandemia de COVID-19, as orientações do artista sobre isolamento, aglomerações e distanciamento social foram meticulosamente acordadas com as recomendações sanitárias da OMS e da junta de médicos infectologistas responsáveis pelo controle da pandemia na cidade de São Paulo. Neste show, em um formato inédito na carreira do artista, serão tomadas todas as medidas de segurança necessárias contidas no Plano São Paulo de Retomada (ilustrado acima). No espaço, será feita a aferição da temperatura dos indivíduos dentro dos carros, proibindo a entrada daqueles que estiverem com mais de 37,5 C. Também será obrigatório o uso de máscaras e álcool gel, mesmo dentro dos veículos, que respeitarão o espaçamento de 2 metros no gramado do estádio. Será obrigatória a permanência dentro do veículo durante todo o espetáculo. Aos que quiserem ir ao banheiro, um WhatsApp deverá ser mandado a um funcionário do evento que, respeitando as normas de distanciamento e segurança, conduzirá o indivíduo ao sanitário que estiver livre, evitando o contato com as demais pessoas. As mesmas regras valem para a equipe de backstage do artista. O espetáculo está autorizado de acordo com o Decreto nº 59.498/2020, publicado em 9 de junho, da Secretaria Municipal de Licenciamento – SEL, responsável pela liberação dos cinemas drive-in e atividades audiovisuais na cidade de São Paulo. Com a realização do show, muitas pessoas da equipe do artista, que estão há mais de quatro meses paradas, receberão pelos serviços prestados. Finalmente, reiteramos que em nenhum momento houve descaso do artista com a situação comovente pela qual passa o país. O combate à pandemia de COVID-19 deve permanecer absoluto, respeitando todas as normas sanitárias aferidas pelas autoridades no assunto. (Continua nos comentários)

A post shared by Nando Reis (@nandoreis) on

Nos comentários da postagem, o público voltou a se dividir entre críticas e apoio a Nando Reis. As manifestações em defesa ao cantor foram mais notáveis nas publicações no Facebook e Instagram, enquanto as reações negativas estiveram mais evidentes no Twitter.

“Sucesso, Nando Reis. Já tá todo mundo fazendo shows assim”, comentou uma fã, em apoio. “Vindo do Nando acredito que será um verdadeiro espetáculo, com muita conscientização com relação ao que estamos vivendo”, disse outra. “Trabalho com eventos, e sei o quão difícil é ficar sem trabalho, e principalmente sem renda”, declarou uma terceira. “Tem que tentar para ver se dá certo, se tudo rolar bem, poderemos ter novos eventos”, destacou mais uma.

“Capitalismo puro! Falta de consideração com um país em uma pandemia e com as famílias que perderam entes”, criticou uma fã. “Irresponsável! Não esperava isso do Nando Reis”, disse outra. “59.656 mortes registradas”, apontou um terceiro. “Acho que vocês não levam a sério o fato de que estamos em uma pandemia, as pessoas tem que ficar em casa e só sair para coisas de extrema urgência. Não é o momento para um show”, declarou mais uma.

No último mês de junho, a cantora Manu Gavassi chegou a desistir de um show que faria no formato drive-in no mesmo local. Na ocasião, ela explicou que o show foi marcado “tempos atrás quando tínhamos a esperança das coisas melhorarem até julho”. “O que não foi o caso, as coisas só pioraram”, completou.

Veja também:
Manu Gavassi desiste de show em evento drive-in uma hora após confirmação

Dessa forma, a cantora cancelou a apresentação por não se sentir “confortável” com a situação. “Mesmo com todas as medidas de segurança não estou confortável de fazer a minha apresentação e estou saindo do festival. Obrigada por serem sempre tão compreensivos e transparentes comigo. Estamos juntos nesse processo de evolução”, disse.

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar