O YouTube aplicou uma restrição para assistir ao clipe de ‘Parabéns’, de Pabllo Vittar e Psirico. Agora, a plataforma de vídeos pede que os internautas se identifiquem e confirmem ser maiores de idade para visualizar a produção, lançada em outubro de 2019.
“Faça login para confirmar sua idade. Este vídeo pode ser impróprio para alguns usuários”, diz a mensagem que aparece para internautas que não estejam identificados no YouTube e tentam assistir ao videoclipe de ‘Parabéns’.
A razão para a restrição aplicada a este clipe não foi explicada pelo YouTube. Porém, sabe-se que a plataforma impõe este aviso para todos os vídeos que, conforme curadoria da empresa, apresentem conteúdo impróprio para menores de idade, como cenas de sexo, uso de drogas e presença de expressões de baixo calão.
O vídeo de ‘Parabéns’ traz Pabllo Vittar em um traje sensual, composto de transparências, e consumo de bebida alcoólica. Os segundos finais do clipe passaram a apresentar, inclusive, um aviso com os dizeres “se beber, não dirija”, imposto pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
A situação motivou críticas de Pabllo Vittar à plataforma de vídeos. “Não tem nada no clipe de ‘Parabéns’ que não tenha na maioria dos outros clipes. Isso é tão injusto. Quer por restrições, coloque em todos os outros então. Mas que saco! Continuem assistindo o clipe no YouTube e nas plataformas, vittarlovers”, afirmou a artista.
não tem nada no clipe de parabéns que que não tenha na maioria dos outros clipes isso é tão injusto quer por restrições coloque em todos os outros então mas que saco! Continuem assistindo o clipe no YouTube e nas plataformas vittarlovers
— Pabllo Vittar (@pabllovittar) January 21, 2020
Em seguida, Pabllo lançou uma campanha para os fãs na internet. “Postem seus vídeos dançando ‘Parabéns’ nesse post! #ParabensChallenge”, publicou.
Eu e minhas meninas 🥰 @yuramafra @baby_xis #ParabensChallenge pic.twitter.com/PgtwR3LMtm
— ame (@ametistacw) January 21, 2020
Nos Stories de Instagram, Pabllo Vittar reforçou a explicação. “Recebemos uma restrição de idade no clipe de ‘Parabéns’ porque estou segurando um copo de vodca. Sendo que já havia uma mensagem dizendo ‘beba com moderação’. Mesmo assim, restringiram. […] A gente sabe que tem vários outros clipes muito mais nocivos, com conteúdos muito mais explícitos, e não são restritos, mas atacam a drag queen a torto e a direito”, afirmou.
Pabllo Vittar se pronunciou sobre o ocorrido que aconteceu ontem com o clipe de “Parabéns” no YouTube. #DigaNãoACensuraSeletiva! pic.twitter.com/IqCYGgzK3M
— Pabllo Daily (@PablloDailyV) January 21, 2020
Diversos fãs se manifestaram contra a medida do YouTube, que está prestes a atingir 50 milhões de visualizações, e pediram que outros vídeos de artistas diferentes também sofram da mesma penalidade. A restrição pode atrasar os planos da artista em conquistar a marca.
Veja:
mas gente, é só uma música de aniversário… a homofobia veladapic.twitter.com/jw0JcihB9F
— vitinho 🍐 (@peradisie) January 20, 2020
cadê as restrições de idade destes clipes aqui? #ParabénsSemRestrição pic.twitter.com/rt8TUIVCOu
— kimberly (@vittargod) January 20, 2020
nem escondem a homofobia descarada só por ser uma música de uma drag que ta cada vez maior….
— twerkyago (@yagoagain) January 21, 2020
CONSEGUEM SENTIR A DIFERENÇA????? #ParabénsSemRestricão pic.twitter.com/xPNQPqrL1O
— 𝖐𝖆𝖜𝖆𝖓 𝖖𝖚𝖊𝖓𝖌𝖆 (@indextrutivel) January 20, 2020
eles odeiam ver uma drag no topo #ParabénsSemRestrição
— ؘ (@jimmydailing) January 20, 2020
Diversos artistas HÉTEROS, com conteúdos muito mais pesados tem o conteúdo completamente LIVRE na plataforma, e bebida aparentemente não é motivo de restrição na plataforma já q existem DIVERSOS vídeos (de héteros) livres com a temática. #ParabensSemRestricao pic.twitter.com/fMfWJdi6nK
— PopZone (@PopZonebr) January 20, 2020
N tem NADA dms no clipe de parabéns, uma propaganda de vodka que nem tá explícita. EXISTE VÁRIOS vídeos no YouTube BEM mais explícito e ngm se importa em restringir pra menor. Na verdade ngm se importa cm os menores de idade, só em boicotar um artista LGBTQ+ #ParabénsSemRestricão pic.twitter.com/LLqkkvtnSg
— Julia (@SGxnavy) January 20, 2020
#COMENTE