Foto: Divulgação/GloboPlay Rensga Hits

‘Rensga Hits’: Globo demite diretor após abafar barracos nos bastidores da série

Uma informação polêmica divulgada recentemente tem dado o que falar: A TV Globo demitiu o diretor da série ‘Rensga Hits‘ – Leandro Neri – após ter abafado uma série de barracos que rolaram nos bastidores das gravações, supostamente motivados por comportamentos do profissional.

  • Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!

Lançada no dia 03 de agosto na plataforma de streaming da Globo, a série fez bastante sucesso. Apenas depois disso, a emissora resolveu ouvir os relatos de assédio moral supostamente cometidos por Leandro Neri e demiti-lo de fato.

As situações polêmicas aconteceram ainda durante as gravações de ‘Rensga Hits’.

A série original do GloboPlay teve sua história inspirada na indústria da música sertaneja no Brasil e no universo do feminejo – subgênero da música sertaneja feito por mulheres a partir de composições que trazem o ponto de vista feminino para diversas questões da vida.

Veja também:
Atores de Rensga Hits dão beijaço em festa de lançamento da série; vídeo

De acordo com informações da colunista Carla Bittencourt, a Globo queria evitar que a repercussão negativa dos casos prejudicasse o lançamento de ‘Rensga Hits’. Por isso, resolveu abafar essas questões e só depois de passar um tempo do lançamento, demitiu Leandro Neri.

Um caso parecido aconteceu na emissora global no ano passado, quando o diretor de ‘Nos Tempos do Imperador’ (2021), Vinícius Coimbra, foi demitido depois de denúncias de racismo nos bastidores da novela.

Agora, no caso das denúncias contra Leandro Neri, a emissora chegou a ser cobrada por profissionais que atuavam na série. Mas a emissora carioca dizia que não havia outro profissional para substituí-lo no momento, e o diretor seguiu até o final de ‘Rensga Hits’.

Em nota enviada ao ‘Notícias da TV’, a TV Globo afirmou que não comenta questões relacionadas a compliance e que “a empresa mantém um Código de Ética, que deve ser seguido por todos os seus colaboradores, e uma ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação ao Código. A Globo reafirma que não tolera comportamentos abusivos em suas equipes. Isto vale também para projetos produzidos com parceiros de mercado. E todo relato de assédio é apurado criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento e as medidas necessárias são adotadas.” 

Foto: Reprodução/GloboPlay

Ex-diretor de Rensga Hits dá sua versão dos fatos

O diretor foi procurado pela imprensa e afirmou que foi demitido após ter brigado com três pessoas em três situações diferentes. Leandro Neri contou que explicou sua versão dos acontecimentos à direção da emissora. Ele decidiu também abrir à imprensa e dar detalhes do que aconteceu durante as gravações de ‘Rensga Hits’.

Segundo ele, o primeiro caso aconteceu quando o responsável pelos protocolos de segurança contra a Covid invadiu o set gritando porque diretor abaixou sua máscara. Leandro Neri explicou que neste momento ele estava com 15 figurantes a três metros e meio de distância dele.

Entramos em discussão, mais pela maneira como ele resolveu intervir do que qualquer outra coisa. Mas ele precisou ser contido, pois partiu para cima de mim para me agredir fisicamente. Em torno de 20 pessoas presenciaram. No mesmo dia fizemos o call [reunião virtual] com o compliance em que ficou claro que a tentativa de agressão física não poderia ser permitida. Ele foi afastado no mesmo dia, e eu segui filmando julgando normalidade”, contou o diretor ao ‘Notícias da TV’.

O segundo problema aconteceu devido à demora de uma atriz estar pronta para filmar devido ao atraso da figurinista.

Eu não conseguia filmar por conta do atraso dela e, pior, poderíamos não fechar o plano de filmagens dessa diária. Quando perguntei à figurinista recebi uma resposta aos berros. Graças a Deus me contive. Tentei argumentar, mas ela não me deixou falar. Virei as costas e voltei para o set, pois era impossível ter algum diálogo ali. Minha primeira assistente de direção presenciou tudo. Fizemos a reunião virtual com o compliance, e a sócia da produtora me disse que essa figurinista sempre dava problema e que eu ‘teria que entubar’ pois não havia outra. Segui filmando, mais uma vez com sensação de normalidade”, explicou Leandro Neri em entrevista.

Já a terceira situação, segundo Neri, aconteceu quando ele estava filmando um grande evento com chuva. Enquanto ele dava instruções para o set pelo microfone em frente ao monitor, disse ter sido interrompido por uma das assistentes, que começou a fazer perguntas básicas de marcação de figuração.

“Parei o que fazia e expliquei calmamente a ela que eu não poderia parar o que estava fazendo para fazer o trabalho dela. Que ela pedisse ajuda ao fotógrafo ou ao câmera lá no set. Essa assistente abandonou o set chorando dizendo que foi desrespeitada por mim“, contou o diretor.

“Nessa mesma noite, o diretor de produção que estava no set me disse para não dar importância e seguir concentrado na filmagem pois ‘a menina é meio surtadinha mesmo‘”, acrescentou ele.

Depois do término das filmagens, Leandro Neri disse ter trabalhado por mais 11 meses presencial e à distância sem que ninguém falasse nada sobre seu comportamento durante as gravações. Ele achou que estava tudo bem, o que não era verdade.

“Dois dias depois da estreia, recebo um telefonema de uma das sócias da produtora me dando os parabéns pelo grande sucesso e para me informar que eu não seria convidado para a festa de lançamento e que eu estava fora do projeto em futuras temporadas. Perguntei a razão, e a resposta foi: ‘Não lembra do compliance das filmagens ?'”. 

O diretor desabafou ao ‘Notícias da TV’ sobre os problemas enfrentados durante as gravações de ‘Rensga Hits’ e a consequente demissão dele do projeto.

“Bastidores, prazos curtos, orçamentos limitados e a constante responsabilidade na qualidade de entrega, às vezes, tornam o set um ambiente corrido onde muitas vezes pessoas têm que ser cobradas. Você, como profissional que cobre a área, sabe entender exatamente o que estou falando. Vale ressaltar que o que segue aqui é apenas minha versão dos fatos. Pelo visto jamais saberei se o que relatei está de fato lá ou se as testemunhas que passei foram de fato ouvidas. Em todos os casos foram feitas reuniões virtuais no mesmo dia entre eu, a produtora e o compliance”, disse ele.

Leandro Neri, que tem 35 anos de carreira, ainda mostrou capturas de tela de conversas privadas com as atrizes Alice Wegmann, Fabiana Karla, Deborah Secco e Maíra Azevedo. Em todas as mensagens, as atrizes agradecem o empenho e a gentileza do diretor durante as gravações de ‘Rensga Hits’.

Você nunca foi desrespeitoso comigo em nenhum momento no set ou fora dele e sempre deixei isso claro para todas as pessoas, portanto não precisa se desculpar comigo. Inclusive, sempre foi muito gentil“, disse a protagonista Alice Wegmann em uma das mensagens disponibilizadas por Leandro Neri ao ‘Notícias da TV’.

Leandro Neri

Foto: Reprodução/Instagram

  • Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!

Atores de Rensga Hits dão beijaço em festa de lançamento da série; vídeo

Compartilhar