Fotos: Divulgação Rita Lee - morreu

Rita Lee, inesquecível e lendária voz do rock brasileiro, morre aos 75 anos

Rita Lee, inesquecível voz do rock brasileiro, morreu aos 75 anos nesta segunda-feira (8), após enfrentar o câncer de pulmão desde 2021.

Considerada uma verdadeira lenda da música no Brasil, a cantora tem uma legião de fãs que a acompanha durante toda sua carreira.

Veja também:
Família mostra Rita Lee assistindo à homenagem no 'Altas Horas'

Vivendo mais reclusa desde 2012, a última aparição da Ovelha Negra foi em vídeo nas redes sociais, em abril deste ano. Na ocasião, ela acompanhava uma homenagem prestada a ela pelo programa ‘Altas Horas’, na TV Globo.

Em Coisas da Vida, do álbum ‘Entradas e Bandeiras’ de 1976, Rita versou sobre “como é estranho ser humano nessas horas de partida”. Ouça:

A família da cantora divulgou um comunicado nas redes sociais dela comunicando os milhões de admiradores sobre o falecimento da Rainha do Rock.

“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”.

O velório de Rita Lee será realizado no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo, e estará aberto ao público na quarta-feira (10), das 10h às 17h.

Confira o comunicado sobre a morte de Rita Lee:

Importância de Rita Lee

Ícone da música brasileira e uma das mais importantes cantoras e compositoras do país, Rita Lee foi diagnosticada com câncer em 2021, e vinha lutando contra a doença desde então.

Em maio de 2021, Rita recebeu o diagnóstico de câncer de pulmão e iniciou tratamentos de imunoterapia e radioterapia. Apesar da doença, em setembro do mesmo ano, ela lançou seu último single, ‘Change‘, em colaboração com o marido Roberto de Carvalho e o produtor Gui Boratto.

Veja também:
Rita Lee: cantora teve uma linda carreira paralela que pouca gente ficou sabendo

Em abril de 2022, seu filho Beto Lee anunciou que ela estava curada do câncer.

Nos últimos anos de vida, Rita residia em São Paulo ao lado da família. Ela deixa três filhos: Roberto, João e Antônio.

Rita teve papel fundamental na incorporação do rock à efervescência criativa do tropicalismo, foi integrante da renomada banda brasileira ‘Os Mutantes’ e compôs músicas solo de enorme sucesso sem perder a irreverência e a liberdade.

Ao longo de sua trajetória, Rita Lee lançou 40 álbuns – sendo 6 com Os Mutantes e 34 em sua carreira solo. Ela tinha, ainda, uma carreira paralela de escritora com 11 livros no currículo (6 deles, voltados para o público infantil).

Durante os quase 60 anos de carreira, Rita se consolidou como referência de criatividade e independência feminina. Conhecida como “Rainha do Rock Brasileiro”, ela preferia o título de “Padroeira da Liberdade”.

A morte de Rita Lee causou enorme comoção entre os brasileiros de todas as idades.

Rita Lee

Foto: Divulgação

Família mostra Rita Lee assistindo à homenagem no ‘Altas Horas’

Compartilhar