Foto: reprodução / Metrópoles vanusa hoje atual

Vanusa é intubada na data em que fez 73 anos e respira por aparelhos

A cantora Vanusa teve piora em seu quadro respiratório e precisou ser intubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) onde está internada, no Hospital dos Estivadores, em Santos, no litoral de São Paulo. A informação foi divulgada na última terça-feira (22), data em que a artista fez seu 73° aniversário.

Vanusa está internada desde o último dia 5 de setembro com problemas respiratórios. Ela foi diagnosticada com pneumonia e sua saúde já estava frágil, devido ao quadro de demência causado pelo Alzheimer. No dia 12, ela foi encaminhada para uma UTI.

Em nota, a assessoria do Hospital dos Estivadores afirmou que Vanusa apresentou piora nas últimas seis horas antes de sua intubação. Ela foi colocada em ventilação mecânica para auxiliar em sua respiração.

Veja também:
Fotos recentes de Vanusa são divulgadas e mostram como a cantora está

Em entrevista ao site ‘G1’, no último dia 10, o produtor musical Rafael Vannucci, filho de Vanusa, disse que a cantora estava com “quadro estável” de pneumonia. Apesar da cautela com a mãe, Rafael disse que ela estava lúcida e não usava aparelhos para respirar.

Na ocasião, ele também negou que a cantora teria sido abandonada no hospital, desmentindo rumores publicados anteriormente, e explicou os outros problemas de saúde de Vanusa. Antes, o jornalista Leo Dias havia publicado que a cantora estava “sem os dentes” e “com escaras ao redor do corpo devido ao tempo em que fica deitada”, além de ter afirmado que a artista recebeu alta, mas que uma de suas filhas não quis tirá-la do hospital “por não conseguir assisti-la da melhor forma”.

“Ela já bateu o braço e, por ser frágil, ficou roxo. Ela tem uma escara no tornozelo e essa escara tem 1,5 centímetros. Minha mãe é tratada com pomada específica para tratamento de idosos, isso acontece. Não é anormal. Minha mãe sofre com os dentes há 15 anos. A gente muitas vezes tentou fazer um tratamento. Os médicos não autorizam fazer o tratamento pela debilidade dela, ela não pode arrancar os dentes que sobram e colocar uma prótese”, afirmou.

Com relação ao tratamento de saúde mental de Vanusa, Rafael comentou que uma de suas irmãs é amiga da dona de uma clínica em Santos, por isso, a cantora deu entrada no local. “A demência no idoso é uma coisa normal, que acontece. Temos casos de outros artistas que estão passando por isso. […] Conhecer uma mulher, uma guerreira, uma artista, que sempre lutou pelos direitos das mulheres, do público que amava ela, uma mulher que sempre foi feminista. Não é fácil ver ela definhar em uma cama”, pontuou.

Veja também:
Vanusa segue internada e filho faz desabafo: 'peço empatia e não julgamentos'

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar