Fotos: reprodução / Instagram

Diane Warren: a compositora que chega à 11ª indicação ao Oscar, mas nunca venceu

O Oscar, premiação mais importante do cinema, é notável por ter alguns nomes célebres que nunca venceram em nenhuma categoria. Atores como Amy Adams, Bradley Cooper, Joaquin Phoenix, Glenn Close, Johnny Depp, Tom Cruise e Brad Pitt nunca conquistaram a estatueta mais disputada do segmento. Mas você sabia que uma compositora, chamada Diane Warren, já foi indicada 10 vezes – 11, se contar a de 2020, ainda sem campeão revelado – e jamais foi coroada a melhor?

Nascida em 7 de setembro de 1956, Diane Warren é uma compositora americana bastante renomada. Ela cria músicas para grandes artistas e, muitas vezes, produz canções para trilhas sonoras de filmes.

Veja também:
Jon Bon Jovi apareceu em 'Malhação' e atuou com Luana Piovani em 1997

Graças ao trabalho de longa data na área de trilhas sonoras, Diane Warren foi indicada ao Oscar em 10 ocasiões diferentes, sempre na categoria de ‘Melhor Música Original’. A primeira foi em 1988, com ‘Nothing’s Gonna Stop Us Now’, música que a banda Starship gravou para o filme ‘Manequim’ (1987), porém, ela não levou.

A escrita se repetiu em outras 9 ocasiões, com músicas do calibre de ‘I Don’t Want to Miss a Thing’ (Aerosmith, para o filme ‘Armageddon’), ‘Because You Loved Me’ (Céline Dion, para o filme ‘Íntimo & Pessoal’), ‘Til It Happens to You’ (Lady Gaga, para o documentário ‘The Hunting Ground ‘) e ‘Music of My Heart’ (Gloria Estefan e NSync, para o filme ‘Música do Coração’), entre outras. Ainda assim, a estatueta nunca foi parar nas mãos de Diane Warren.

A 11ª tentativa dela acontece na cerimônia deste ano, que acontece neste domingo (9), em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ela disputa o prêmio com a canção ‘I’m Standing With You’, feita para o longa ‘Superação – O Milagre da Fé’.

As outras músicas que concorrem ao troféu são:

  • “(I’m Gonna) Love Me Again” – filme ‘Rocketman’;
  • “Into the Unknow” – filme ‘Frozen 2’;
  • “Stand Up” – filme ‘Harriet’;
  • “I Can’t Let You Throw Yourself Away” – filme ‘Toy Story 4’.

Será que Diane Warren vai se consagrar vencedora do Oscar 2020 de ‘Melhor Música Original’? Seja qual for o destino desta vez, não reduz, em nada, a consagrada carreira da compositora.

As indicações ao Oscar são apenas um reflexo do bom trabalho que a artista conduziu ao longo de sua trajetória. Além dos artistas já citados, ela já compôs músicas para Whitney Houston, Britney Spears, Alice Cooper, Kiss, Demi Lovato, Mary J. Blige, Michael Bolton, RBD e até Sandy e Junior.

A compositora é, inclusive, detentora de recordes expressivos. Ela foi, por exemplo, a primeira mulher a emplacar 7 músicas diferentes (todas com diferentes artistas) nas paradas dos Estados Unidos. Ao todo, 7 canções dela já chegaram à posição número 1 dos charts americanos, além de outras 32 que atingiram o top 10.

A prateleira de Diane conta com outros prêmios, como Grammy, Emmy, Globo de Ouro e Billboard Music Award. Não é pouco.

Veja também:
Oscar 2020: conheça e ouça as indicadas como Melhor Canção Original

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.