Foto: Reprodução/YouTube André Valadão - pastor

André Valadão incita fiéis a matar LGBT’s e pode ser preso por isso

André Valadão tem visto seu nome figurar como os mais comentados nas redes sociais após trechos de seus sermões viralizarem na web, graças ao conteúdo violento contra a população LGBTQIAPN+.

  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

Os Ministérios Públicos Federal e de Minas Gerais estão de olho em André Valadão, pastor evangélico e líder da Igreja Batista da Lagoinha (com sede em Belo Horizonte-MG, mas filiais em todo o Brasil, inclusive em outros países). Os problemas com o Código Penal Brasileiro parecem ser coisa de família

Ele está sob suspeita de incentivar um crime de homotransfobia durante um culto online. O sermão, transmitido ao vivo dos Estados Unidos no último domingo (2), teria sugerido que os fiéis deveriam eliminar pessoas LGBTQIAPN+.

No meio do discurso, Valadão afirmou: “Agora é a hora de tomar as cordas de volta e dizer: Pode parar, reseta! Mas Deus fala que não pode mais. ‘Já meti esse arco-íris aí. Se eu pudesse, matava tudo e começava de novo. Mas prometi que não posso’. Agora está com vocês. Não entendeu o que eu disse? Agora, tá com vocês! Deus deixou o trabalho sujo para nós“.

Veja também:
Ex-cantor gospel, Jotta A apresenta novo nome no RG após transição de gênero

As declarações chamaram a atenção do Procurador Regional dos Direitos do Cidadão no Acre, Lucas Costa Almeida Dias, que apresentou denúncia no MPF.

A Deputada Federal Erika Hilton (PSOL-SP) também levantou a bandeira e questionou um trecho do culto que viralizou na internet. Nesse segmento, Valadão alegou que “Deus odeia o orgulho”, referindo-se à comunidade LGBTQIAPN+. A parlamentar exige a remoção dos vídeos das redes sociais.

O senador Fabiano Contarato (PT/ES) não ficou de fora da onda de indignação. No Twitter, prometeu uma ação criminal contra o líder religioso:

“Por tudo que sou, pelo que acredito, pela minha família e por tudo que espero para a sociedade, não posso me calar diante do crime praticado por André Valadão. Vamos representar criminalmente para que ele responda por manipular a fé e incitar a violência, declarou.

O ativista Agripino Magalhães Júnior se comprometeu a entregar um dossiê de declarações homofóbicas de Valadão ao Ministério Público de São Paulo.

“Acabou o tempo que pessoas podem ofender a população LGBTQIA+ como querem, chamando isso de ‘opinião e liberdade de expressão’. LGBTfobia é crime, e homofóbicos devem pagar por isso“, disse ele.

Depois do barulho causado pelas suas palavras, Valadão voltou atrás. Nesta segunda-feira (3), divulgou um vídeo para esclarecer a polêmica. De acordo com ele, o cultonunca será sobre matar pessoas, Deus nos livre deste terrível pecado, violência ou discriminação, mas sobre a liberdade de viver o que crê”.

André Valadão

Foto: Reprodução/YouTube

Deputada pede prisão

A situação do pastor André Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha, tem se complicado cada vez mais. Ele está no centro de uma polêmica por suas declarações durante um culto intitulado ‘Deus odeia o orgulho’, realizado em 4 de junho de 2023.

Valadão, na ocasião, lançou palavras duras e prejudiciais contra a comunidade LGBTQIAPN+.

Por conta das falas homofóbicas de Valadão, a Deputada Federal Erika Hilton (Psol-SP) resolveu mover duas ações contra o pastor evangélico. Em sua primeira ação, enviada ao MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) em 5 de junho, Hilton acusou Valadão de praticar homotransfobia.

Hilton também se manifestou contra o teor do sermão de Valadão: “No que diz respeito ao conteúdo da pregação, o representado busca associar as vivências das pessoas da comunidade LGBTQIA+ a um comportamentodesviante’, ‘contrário às leis divinas’ e, portanto, algo a ser rechaçado e odiado“, declarou.

Além disso, a congressista apresentou um segundo processo no dia 3 de julho, ainda no MPMG. Ela transcreveu trechos de uma nova pregação de Valadão onde o pastor afirma que Deus seria contra a comunidade LGBTQIA+ e quese pudesse […] matava tudo e começava tudo de novo“.

Segundo Hilton, “É importante dizer que a fala feita pelo Representado, independentemente do contexto em que foi dita, apresenta um perigo de absoluta preocupação, sobretudo no contexto em que o Brasil figura no topo da lista de países que mais matam e violentam pessoas LGBT+ em todo o mundo”.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) também está na luta contra a homofobia de Valadão. Em sua conta no Twitter, Contarato informou que havia entrado com uma ação no MPF (Ministério Público Federal) pedindo a prisão preventiva do líder religioso e a reparação no valor mínimo de R$ 1 milhão por danos morais coletivos. Segundo o senador, o pastor espalhou um “discurso de ódio” contra a comunidade LGBTQIA+.

Érika Hilton - André Valadão

Fotos: Reprodução/Instagram

André Valadão se pronuncia diante de polêmica

O pastor André Valadão, que se tornou o centro de um furacão de polêmicas, resolveu se pronunciar sobre o caso. Ele usou suas redes sociais para esclarecer as declarações feitas durante um de seus cultos, que resultaram em ações judiciais por parte da deputada federal Erika Hilton e do senador Fabiano Contarato.

Em sua manifestação, na noite de segunda-feira, 3 de julho, o líder religioso explicou que, durante sua pregação, estava se referindo a um “termo” presente no livro de Gênesis, na Bíblia. “Quando Deus, a partir do dilúvio, destrói toda a humanidade por causa da promiscuidade sexual, da libertinagem, por causa daquilo que um cristão genuíno considera contrária a vontade de Deus”, afirmou Valadão.

Além disso, Valadão usou a metáfora bíblica dos “últimos dias”, uma referência ao fim dos tempos no cristianismo, e os “dias de Noé”, período em que supostamente ocorreu o dilúvio. Porém, ele ressaltou uma diferença importante:Deus não tem como resetar. Deus não vai matar. Deus não vai recomeçar a humanidade”, disse.

O pastor prosseguiu com sua explicação: “Então, dentro disso, deixo claro que cabe a nós puxarmos as cordas e resetarmos. Quando eu digo nós resetarmos, eu não digo nós matarmos. Pelo amor de Deus, gente. Eu não falo em nós aniquilarmos pessoas”. Ele reforçou que suas palavras foram mal interpretadas e retiradas de contexto.

Valadão finalizou com uma nota de desafio, referindo-se à série de mensagens que está prestes a iniciar. Ele ainda deu a entender que estão tentando censurá-lo.

“Minha resposta essa manhã às mídias que receberam o vídeo fora de contexto e estão assim divulgando. Tá lindo demais já ver o início da série de mensagens : #censuranao no mês de julho. SÓ TÁ COMEÇANDO”.

  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

André Valadão diz que igreja não é para gays: ‘entender o lugar de cada um’