Fotos: Reprodução8/Redes Sociais Sofia Raffaeli - atleta italiana ginástica rítmica

Atleta da ginástica rítmica surpreende ao aparecer sem cabeça em foto

Uma imagem capturada durante a apresentação da ginasta italiana Sofia Raffaeli no classificatório do individual geral da ginástica rítmica das Olimpíadas de Paris 2024 deixou muitos espectadores perplexos.

A fotografia, que circula nas redes sociais, mostra um momento surpreendente em que a cabeça da atleta parece ter sido “substituída” pela bola que ela manipulava durante a apresentação.

O registro, que impressiona por sua peculiaridade, não é fruto de edição ou manipulação digital, mas sim de um clique oportuno aliado a uma ilusão de ótica.

O ocorrido se deu nesta quinta-feira (8), durante as competições classificatórias na Arena La Chapelle, em Paris.

As ginastas competiram nos quatro aparelhos tradicionais da modalidade: fita, arco, bola e maças. A imagem curiosa foi capturada na segunda rotação de Raffaeli, justamente enquanto ela se apresentava com a bola.

O fenômeno visual aconteceu no exato instante em que a ginasta colocou a bola sobre o peito e inclinou a cabeça para trás, criando a ilusão de que a esfera havia tomado o lugar de sua cabeça.

Uma outra foto, tirada de um ângulo diferente, esclarece a ilusão, mostrando a execução do movimento.

Veja também:
Em busca da Alma Gêmea: afinal, quantas vezes o cantor Fábio Jr. já se casou?

Veja a foto que deixou todo mundo confuso, pois Raffaeli pareceu não ter cabeça. Ao lado, está o mesmo momento capturado por outro ângulo:

Na avaliação com a bola, Raffaeli conquistou a nota 34.450, a quinta maior pontuação nesse aparelho.

Com um desempenho consistente nas outras rotações – 35.700 no arco, 35.000 nas maças e 33.950 na fita -, a atleta garantiu o primeiro lugar geral com um total de 139.100 pontos.

A final do individual ocorreu nesta sexta-feira (9) às 9h30 (horário de Brasília), contou também com a presença da brasileira Bárbara Domingos.

Ela avançou na oitava posição, marcando um feito inédito para o Brasil, que pela primeira vez teve uma representante na final do individual geral da ginástica rítmica. Bárbara terminou em 10° na final desta sexta-feira (9) – um marco histórico para o esporte no país.

A alemã Darja Varfolomeev conquistou a medalha de ouro, alcançando uma média de 142.850 pontos. A prata ficou com a búlgara Boryana Kaleyn, que obteve 140.600 pontos.

A batalha pelo terceiro lugar foi intensa, com o pódio sendo definido apenas na última apresentação. A italiana Sofia Raffaeli garantiu o bronze, somando 136.300 pontos.

Romênia pede revisão da prova: Rebeca Andrade corre risco de perder a medalha de ouro?

Fonte: X