Nesta quinta-feira (24), uma sessão virtual da 18ª Vara do Trabalho de Curitiba acabou se tornando um caso curioso e viral. Durante a audiência, uma das partes de um processo trabalhista foi flagrada se escondendo embaixo de uma mesa.
O episódio ocorreu quando o juiz Thiago Mira de Assumpção Rosado percebeu que o homem, que deveria estar em local separado de seu advogado, possivelmente se encontrava no mesmo ambiente, o que não é permitido por lei em algumas fases do processo.
O advogado de defesa, Robison de Almeida Albuquerque Maranhão, inicialmente tentou justificar a situação, alegando que seu cliente estaria em um piso inferior. Contudo, o juiz solicitou uma verificação do ambiente: “O senhor consegue girar a câmera, porque parece que a janela é parecida, só para a gente se precaver”, pediu Rosado. Em resposta, Maranhão ajustou a câmera de forma que pouco era visível.
No entanto, o cliente, sem perceber que ainda transmitia sua imagem, foi flagrado enquanto caminhava até a mesa e se escondia embaixo dela. Ao notar o movimento, o juiz reagiu com firmeza.
“Por que ele entrou debaixo da mesa, doutor? Poxa, vocês estão de brincadeira com o juiz aqui. Só pode ser piada mesmo. Doutor, eu vou oficiar a OAB, é uma palhaçada e uma falta de respeito”, repreendeu Rosado, decidindo suspender a audiência. O vídeo do momento rapidamente se espalhou nas redes sociais.
Reações e implicações legais
O advogado da parte contrária, Vitor Benin, que acompanhava a cena, reagiu com um leve riso. “Foi uma situação inusitada“, relatou ao jornal ‘O Globo’. Ele explicou que o homem flagrado sob a mesa, representante da empresa reclamada, teria tentado ouvir o depoimento da autora da ação, algo vedado pela legislação trabalhista para evitar interferência e influências indevidas nas declarações de ambas as partes.
O caso gira em torno de um pedido de verbas rescisórias de R$ 20 mil feito pela autora da ação, defendida por Benin. Já o homem que tentou se ocultar é sócio da empresa e estava sendo representado pelo advogado Maranhão.
Pronunciamento do Tribunal Regional do Trabalho
Em nota oficial, o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) reforçou que o juiz Thiago Mira de Assumpção Rosado irá comunicar o ocorrido à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), solicitando que a entidade apure a conduta do advogado Robison Maranhão.
Segundo o TRT-PR, ao tentar se ocultar sob a mesa, o sócio da empresa “teve a possibilidade de ouvir o depoimento da autora, o que contraria os dispositivos legais“.
Ainda de acordo com o tribunal, a audiência será retomada em outra data, desta vez de forma presencial, para evitar novas tentativas de interferência no processo.
Confira no vídeo abaixo o momento em que o cliente se esconde debaixo da mesa para enganar juiz:
Advogado não aguenta e morre de rir ao defender cantor que teve vídeo íntimo vazado
#COMENTE