Foto: Reprodução/YouTube pabllo vittar psirico parabens

Conar diz que Pabllo Vittar optou por não se defender após clipe restrito

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) divulgou uma nota, por intermédio do site ‘G1’, em resposta às acusações de Pabllo Vittar. O clipe que a cantora fez para a música ‘Parabéns’, parceria com Psirico, está restrito no YouTube e só pode ser assistido por usuários identificados e maiores de 18 anos.

Veja também:
YouTube impõe restrição de idade a clipe de Pabllo Vittar e Psirico; artista reclama

Na última terça-feira (21), Pabllo Vittar afirmou pelas redes sociais que foi vítima de “censura seletiva”. A artista argumenta que outros cantores também fazem clipes com cenas semelhantes – mostrando consumo de bebidas alcoólicas -, mas não sofrem a mesma restrição.

“Recebemos uma restrição de idade no clipe de ‘Parabéns’ porque estou segurando um copo de vodca. Sendo que já havia uma mensagem dizendo ‘beba com moderação’. Mesmo assim, restringiram. […] A gente sabe que tem vários outros clipes muito mais nocivos, com conteúdos muito mais explícitos, e não são restritos, mas atacam a drag queen a torto e a direito. […] Diga não à censura seletiva”, disse.

Em sua nota ao ‘G1’, o Conar disse que o caso foi julgado por seu Conselho de Ética no dia 5 de dezembro. “Por unanimidade, deliberou-se pela alteração, para que o videoclipe, por conta da publicidade de bebida alcoólica de alto teor, seja acessível apenas a maiores de idade e que a frase de advertência (‘se beber, não dirija’) se torne legível”, afirma.

Veja também:
Pabllo Vittar aparece de seios em foto na internet e gera polêmica

O órgão destaca que a empresa de bebida alcoólica cujo rótulo aparece no videoclipe apresentou defesa. “Pabllo Vittar optou por não se defender, ainda que regularmente comunicado pelo Conar”, diz.

A nota conclui apontando: “A Campari ingressou com recurso contra a decisão. No Conar, cabe recurso a toda decisão de primeira instância, mas ela deve ser implementada no menor prazo possível”.

Até o momento, Pabllo Vittar não se manifestou sobre a nota divulgada pelo Conar. O clipe de ‘Parabéns’ segue com restrição no YouTube.

“Faça login para confirmar sua idade. Este vídeo pode ser impróprio para alguns usuários”, diz a mensagem que aparece para internautas que não estejam identificados no YouTube e tentam assistir ao videoclipe de ‘Parabéns’.

Campanha contra o Conar

Após a explicação do Conar ter sido divulgada pelo ‘G1’, fãs de Pabllo Vittar mobilizaram uma campanha criticando a instituição. Na tarde desta quinta-feira (23), o termo “Conar homofóbico” aparecia entre os assuntos mais comentados (trending topics) do Twitter no Brasil.

Veja também:
Iggy Azalea lança novo EP com música gravada com Pabllo Vittar; ouça

Veja algumas publicações de internautas:

Veja também:
Pabllo Vittar posa desmontada e é confundida com Neymar nas redes

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar