Foto: Reprodução/TV Globo drag queens

Lei polêmica proíbe drag queens de se apresentarem em público e para crianças

Uma lei sancionada no estado norte-americano do Tennessee tem gerado polêmica ao proibir que drag queens se apresentem para determinados públicos e para crianças.

  • “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.

A legislação que criminaliza apresentações de drag queens em público e na frente de crianças foi assinada pelo governador Bill Lee e passa a entrar em vigor no dia 1º de abril de 2023.

Depois dessa data, as drags só poderão realizar suas apresentações para maiores de 18 anos no estado do Tennessee.

“O entretenimento sexualizado e a obscenidade na frente de crianças é algo que não deve acontecer neste estado”, disse Bill Lee defendendo a nova lei, que ainda dificulta o tratamento médico hormonal para pessoas transexuais no estado.

Veja também:
Pabllo Vittar é atacada após comentário sobre filho de Ivete Sangalo

Vários críticos à essa lei se levantaram defendendo se tratar de uma lei discriminatória. Eles afirmam que as atuações de drag queens para crianças não têm nenhum teor sexual.

Veja o governador do estado do Tenessee, Bill Lee, responsável por aprovar a nova lei:

Foto: Reprodução/TV Globo

Drag queens se revoltam

Veronika Eletronika, drag que se apresenta em Nashville, questiona: “Não sei quem vai ser a polícia das drags para julgar se um show deve ser só para adultos.

Ela conta que participa de um programa que teve início em 2015, no qual drag queens contam histórias para crianças de 3 a 11 anos em bibliotecas públicas.

Agora, com a nova lei, pode ser o fim de uma oportunidade de convivência com a diversidade de gênero.

“Há uma longa tradição de pessoas fantasiadas contando histórias para crianças. Mas, agora, os ultraconservadores não querem que elas (crianças) convivam com pessoas da comunidade LGBT. É ridículo. Somos pais, filhos e há até drags que são heterossexuais”, desabafou Steve Raimo, o criador de Veronika.

A ativista Chris Sandres questiona a lei comparando a apresentação das drags com outro tipo de manifestação artística totalmente aceita na sociedade.

Líderes de torcida também dançam mexendo os quadris, mas é só quando as drags rebolam que isso se torna algo sexual?”, questionou Chris.

Um grupo contrário à nova lei organizou um café da manhã familiar com a presença de várias drag queens, como forma de protesto.

Gilda Wabbit ajuda a arrecadar fundos para crianças com câncer e faz shows no estado vizinho do Kentucky, onde uma lei parecida está sendo discutida.

“Na prática, os shows vão ficar proibidos em toda parte e eu vou perder o emprego e a carreira, que me dedico há quase dez anos”, disse Gilda.

Com o avanço do conservadorismo, existem 26 projetos de lei que limitam a manifestação artística em outros 13 estados norte-americanos. Segundo especialistas na polícia dos EUA, existem grandes chances das propostas serem aprovadas.

Confira abaixo o registro de um protesto das drag queens:

Drag queens

Foto: Reprodução/TV Globo

  • “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.

Latino se caracteriza de drag queen para celebrar Orgulho LGBTQIA+: ‘dá trabalho’

Compartilhar