Foto: divulgação maiara e maraisa

Maiara e Maraisa criticam jornal por retratá-las com braçadeira nazista em charge

A dupla Maiara e Maraisa fez críticas ao jornal ‘Folha de S. Paulo’ por publicar a coluna ‘Silêncio sobre Roberto Alvim reinou entre o pessoal do axé, do sertanejo e do pagode‘, assinada por Anderson França. Além do conteúdo em si, a coluna chamou atenção por trazer uma charge, também produzida por França, em que as cantoras são representadas com uma braçadeira com a suástica nazista.

O texto publicado pela ‘Folha’ critica artistas de estilos como sertanejo, axé e pagode, além de influenciadores digitais, por não se posicionarem diante da polêmica envolvendo o ex-secretário de Cultura do Governo Federal, Roberto Alvim. O dramaturgo foi demitido do cargo após fazer um discurso com trechos que remetem a uma fala do ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels.

“Dei um passeio nas redes sociais de Thiaguinho, Mairara e Maraisa, Simone e Simaria, Ivetão, Anittão de Honório, Whindersson, Kéfera, um pessoal assim, que pega eventualmente umas boca nervosa de dinheiro, e percebi algo em comum em todos eles. Eles estão num Brasil onde não tem pobre. Quer dizer, tinha: eles”, diz parte do texto, que comparou os artistas brasileiros mais populares da atualidade a Roberto Carlos, “que foi condecorado pelos ditadores”, e cobrou mais posicionamento deles.

Em nota, Maiara e Maraisa repudiaram a charge e declararam que associar a dupla ao nazismo “é uma grande irresponsabilidade e uma agressão às cantoras que repudiam qualquer atitude que remeta a essa época tão sombria da história”. O texto completa: “Podemos fazer uma breve reflexão: quem alimenta o ódio? Quem cultiva a discórdia? Pessoas que por escolha própria preferem não se posicionar publicamente ou alguém que se posiciona atacando e tirando conclusões que ultrapassam o limite da crueldade?”.

Maiara e Maraisa afirmam que “sempre foram e serão a favor da liberdade de imprensa, mas para tudo há de se ter bom senso e responsabilidade”. “Diante de tamanha agressão e irresponsabilidade, o departamento jurídico das artistas já foi acionado para que os responsáveis respondam juridicamente pelos seus atos”, diz a nota.

View this post on Instagram

NOTA DE REPÚDIO ⠀ Nesta terça-feira, 21 de janeiro, foi publicado no jornal Folha de São Paulo, na coluna do Anderson França, o texto “Silêncio sobre Roberto Alvim reinou entre o pessoal do axé, do sertanejo e do pagode”, que faz crítica a alguns segmentos da classe artística brasileira. ⠀ Uma ilustração, feita pelo mesmo autor do texto, mostra a dupla Maiara e Maraisa usando uma braçadeira com uma suástica nazista. Em tempos onde alimentar o ódio na web virou rotina, nos deparamos com tamanho absurdo. ⠀ Associar a dupla ao nazismo é uma grande irresponsabilidade e uma agressão as cantoras que repudiam toda e qualquer atitude que remeta a essa época tão sombria da história. ⠀ Podemos fazer uma breve reflexão: Quem alimenta o ódio? Quem cultiva a discórdia? Pessoas que por escolha própria preferem não se posicionar publicamente ou alguém que se posiciona atacando e tirando conclusões que ultrapassam o limite da crueldade? ⠀ Maiara e Maraisa sempre foram e serão a favor da liberdade de imprensa, mas para tudo há de se ter bom senso e responsabilidade. ⠀ Diante de tamanha agressão e irresponsabilidade, o departamento jurídico das artistas já foi acionado para que os responsáveis respondam juridicamente pelos seus atos. ⠀ Maiara e Maraisa, neste momento pedem aos seus fãs que não alimentem o mal, não alimentem a mentira e mostrem que podemos respeitar o próximo, concordando ou não com suas opiniões.

A post shared by Maiara e Maraisa (@maiaraemaraisa) on

Após a repercussão negativa, o jornal ‘Folha de S. Paulo’ retirou a charge da versão online do texto. Em nota, o veículo de comunicação pediu desculpas às cantoras. A coluna segue no ar, ainda que sem a ilustração.

“A ‘Folha’ pede desculpas à dupla Maiara e Maraisa pela ilustração de autoria de Anderson França publicada em artigo do colunista nesta terça (21). Não há na biografia da dupla nada que possa associá-la ao símbolo odioso que foi inserido. A ilustração já foi retirada do ar, em respeito à dupla e também por não coincidir com a orientação editorial do jornal”, diz a nota.

Veja também:
Marília Mendonça e Maraisa mostram que ouviram muito funk em 2019

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar