Fotos: Reprodução/Instagram paula toller

Paula Toller vence ação contra Leoni por uso de música em campanha política

O cantor Leoni foi condenado pela Justiça a pagar R$ 50 mil em danos morais à colega e ex-namorada Paula Toller. O motivo? Ele usou a canção ‘Pintura Íntima’, escrita em conjunto com a artista, em um vídeo a favor de Fernando Haddad (PT) durante campanha à Presidência da República em 2018.

Paula Toller, ex-vocalista do Kid Abelha, não ficou nada satisfeita quando soube que ativistas do candidato à presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT), estavam usando sua música em campanha. De acordo com ela, o uso da canção não foi autorizado.

Veja também:
Naldo Benny sobre assassinato do irmão, MC Lula: 'eu queria morrer junto'

A gravação caseira de Leoni que gerou o processo trocava o clássico refrão fazer amor de madrugada/amor com jeito de virada por “com Manu [Manuela D’Ávila] e Haddad de mãos dadas/chegou a hora da virada”, com menção, também, à candidata a vice-presidente na chapa do petista.

A versão foi publicada no perfil de Leoni, que surgiu de bermuda e descalço cantando ao lado do filho, Antonio Leoni, em um vídeo publicado às vésperas do segundo turno da eleição do ano passado. Para Paula Toller, a publicação foi feita “em atitude provocativa e teimosa” por parte dele.

O Diário de Justiça do Rio de Janeiro publicou a decisão, que diz que Leoni fez menção ao nome da cantora Paula Toller. Leia:

“Uso indevido da obra musical em campanha publicitária do Partido dos Trabalhadores, sem a correspondente autorização da coautora. Enriquecimento ilícito vedado pelo ordenamento jurídico. Inexistência de paráfrase ou paródia, pois há correlação direta à obra musical. Não se pode confundir a liberdade de criação com a usurpação de obra alheia, ou mesmo comum, para fins comerciais”. 

Por isso, Leoni terá que pagar duas vezes o valor do licenciamento da imagem e dos direitos autorais e artísticos da música.

No passado, Leoni compôs a música ao lado de Paula Toller. Eles são ex-colegas de banda no Kid Abelha, além de ex-namorados.

Ouça ‘Pintura Íntima’, do Kid Abelha:

Paula Toller também processou o PT

Paula já havia vencido, em 2019, na Justiça uma indenização contra o PT pela mesma canção, que faz parte do álbum de estreia do grupo Kid Abelha, ‘Seu Espião’, lançado em 1984.

Uma propaganda política contava com a imagem de Jorge Israel, membro da banda, tocando saxofone e com a voz de Paula Toller entoando o famoso verso “fazer amor de madrugada, amor com jeito de virada”.

Apesar de ter solicitado, na época das eleições, que o PT retirasse a campanha do ar, Paula Toller alegou que não teve seu pedido atendido.

Por esses motivos, ela procurou a Justiça e processou o partido por uso indevido de imagem e obra. Também processou Leoni e venceu nos dois casos

Paula Toller publica foto na praia e fãs comentam sobre ‘eterna juventude’