Foto: Divulgação Dudu Nobre

Pelas Quadras do Samba: websérie conversa com nomes importantes do gênero

Um ano sem Carnaval, sim, mas sem samba, jamais. É justamente da saudade da folia e do apreço pelo ritmo e pilar da cultura brasileira que surge ‘Pelas Quadras do Samba’, a websérie documental  que marca a estreia da temporada 2021 do canal ‘Papo de Música’.

Criado há dois anos, o programa semanal idealizado e apresentado pela jornalista e radialista Fabiane Pereira é conhecido por suas entrevistas com representantes da música brasileira.

Veja também:
Mãe de Ludmilla acusa o pai da cantora de chantagem e ameaças: 'só quer dinheiro'

Agora, no novo projeto, ela faz um mergulho no universo de sambas-enredo por meio de conversas com alguns dos principais representantes do meio.

Nos dias 9 e 12 de março, quem abre alas é Dudu Nobre e Fred Camacho, compositores da Unidos da Tijuca e Salgueiro, respectivamente, falam sobre a função do samba, seus diferentes tipos e os sambas vencedores de suas escolas.

Além deles, Azeitona, Jorge Machado, Haroldo Costa e Helena Theodoro, integrantes de diferentes gerações das agremiações, participam do quadro fixo ‘A História do Samba’, que traz lembranças afetivas resgatadas pelas canções preferidas dos dois convidados.

“O samba é o ritmo mais popular do Brasil e ampliar esse contato com um gênero que é uma das bases da produção cultural nacional é sempre importante”, conta Fabiane Pereira, que recebe uma consagrada tríade de convidados a cada episódio, sempre formada por um aclamado artista do samba e dois integrantes da ala dos compositores da Velha Guarda da escola de coração do convidado.

Após o papo de estreia com Altay Veloso, nos próximos episódios a apresentadora ainda conversa com Manu da Cuíca, Pretinho da Serrinha, Magal, Martinho da Vila, Daniel Gonzaga, Andrezinho e Mauro Diniz.

“O ‘Papo de Música’ sempre foi um espaço pra abraçar as sonoridades nacionais, tanto tradicionais quanto contemporâneas. E acho que essa série mostra muito bem como só existe renovação musical quando há referência à memória que os ritmos despertam”, conclui.

Além de ficar disponível  no YouTube, o ‘Pelas Quadras do Samba’ ainda se desdobrará em episódios de podcast, no Spotify; e em um e-book. O livro estará disponível a partir de abril.

Assista ao primeiro episódio de ‘Pelas Quadras do Samba’:

Babu Santana canta samba na estreia do musical ‘Mulheres da Música’, no YouTube

Compartilhar