Fotos: Reprodução/GloboPlay/Instagram pocah

Com fama de dorminhoca, Pocah descobre que tem narcolepsia; conheça a doença

A funkeira Pocah chamou atenção ao participar do ‘Big Brother Brasil 21‘, da TV Globo, devido ao sono excessivo que sentia ao longo do dia no confinamento. Ela virou chacota nas redes sociais, pois passava muitas horas dormindo e pegava no sono até mesmo sentada e no meio de atividades.

Na última sexta-feira (27), a cantora revelou o que já deveríamos ter desconfiado desde aquela época: ela foi diagnosticada com narcolepsia, um distúrbio do sono. Ela aproveitou para avisar aos fãs que a prioridade, agora, é cuidar da saúde.

Veja também:
Anitta, MC Mirella e até Sandy: 15 cantoras que foram parar em sites adultos

Ao contar sobre seu diagnóstico, a funkeira fez o tema repercutir nas redes sociais. Muita gente foi pesquisar do que se tratava a narcolepsia.

Vocês já ouviram falar em Narcolepsia? É um distúrbio do sono. Pois é! Descobri que tenho. Estou tratando isso e algumas outras coisas, como TDAH e ansiedade. Desculpa não estar tão ativa aqui como antes e não postar com tanta frequência nas redes”. tuitou Pocah.

Veja:

Pocah revela vários diagnósticos

TDAH é o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, doença crônica que apresenta como principais sintomas dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade.

O companheiro de confinamento de Pocah e filho do astro Fábio Jr, Fiuk, também tem TDAH. 

Veja também:
Pocah descobre que já desmaiou na hora H durante entrevista com o noivo

Já o Transtorno de Ansiedade, problema mais comum, se apresenta ao paciente com preocupação intensa, excessiva e persistente, medo de situações cotidianas. Pode gerar frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço.

Após apresentar o diagnóstico aos seus seguidores, Pocah ainda disse mais:Minha prioridade agora está sendo cuidar de mim. Para que quanto antes eu possa retomar minha vida ‘normal’. Achei importante compartilhar isso com vocês”. 

O que é e como tratar a narcolepsia?

A narcolepsia é uma condição neurológica que causa sonolência excessiva durante o dia. A manifestação começa ainda na adolescência e tende a se agravar.

O sintoma mais comum é o excesso de sono durante o dia, o que pode representar riscos na realização de tarefas que demandam certo nível de atenção, como dirigir ou operar maquinário, por exemplo.

“Indivíduo tem de forma súbita um sono irresistível e acaba dormindo em situações mais monótonas ou até inadequadas”, disse Lúcio Huerba, neurologista do Hospital Sírio Libanês, em entrevista à ‘Folha de S. Paulo’.

É comum os portadores dessa síndrome passarem anos sem se dar conta de que seu quadro está verdade relacionado com uma doença. É comum também que essas pessoas sejam chamadas de preguiçosas. As causas podem estar relacionadas a fatores genéticos.

Veja também:
'BBB 21': Pocah desmaia durante a festa da líder e Globo corta transmissão

De acordo com especialistas, o tratamento da narcolepsia pode ser farmacológico ou não farmacológico.

“Do ponto de vista não famacológico, orientamos uma higiene do sono, evitar estimulantes próximos do horário de dormir à noite, ter uma boa rotina, atividade física e fazer cochilos programados, disse o neurologista.

Já no tratamento farmacológico, os médicos costumam receitar medicamentos estimulantes para retardar e amenizar a sonolência excessiva durante o dia. Para os outros sintomas são usados remédios com efeitos inibidores do sono profundo, como alguns antidepressivos.

  • Sabia que leitor do Revista Cifras tem descontos exclusivos e frete grátis na primeira compra em eletrônicos, livros e QUALQUER produto comprado no site da Amazon? Para garantir, basta realizar a compra clicando por aqui.

Enquanto Pocah dorme no ‘BBB 21’, família protagoniza barracos aqui fora

Compartilhar