Fotos: Reprodução/Redes Sociais Escritora - Roseana Murray

Escritora Roseana Murray tem braço dilacerado após ser atacada por 3 pitbulls

Em um chocante incidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (5), a escritora Roseana Murray, de 73 anos, foi vítima de um ataque feroz por pelo menos três pitbulls, no bairro Gravatá, em Saquarema, Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

  • Hey! Que tal dar uma olhadinha nas ofertas do dia? Depois não vai dizer que eu não avisei! Basta clicar aqui. Tem descontos em TODAS as categorias.

O ataque aconteceu próximo à sua residência, quando a escritora realizava sua caminhada matinal.

Gravemente ferida, Murray foi rapidamente transportada de helicóptero ao Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde passou por um procedimento cirúrgico emergencial.

Relatos indicam que ela sofreu lesões severas na cabeça e os braços foram dilacerados. O estado é considerado grave.

O tutor dos pitbulls, que reside em uma casa nas imediações, foi detido pela Polícia Militar e conduzido à delegacia local para prestar depoimento, sendo liberado posteriormente.

Até o momento, a identidade não foi revelada. Os cachorros envolvidos no ataque foram encaminhados para um lar temporário, após a realização de uma perícia no local do incidente.

Sandra Noleto, comerciante e amiga de longa data de Murray, descreveu a cena horrível:Eram três animais de uma casa que foi invadida há algum tempo. Quando eu vi, eles tinham arrastado ela e estavam comendo o braço“, disse ela.

Veja também:
Ana Maria Braga constrange Porchat ao vivo com brincadeira sobre partes íntimas

Segundo Noleto, os gritos de socorro de Murray eram de cortar o coração. A comunidade local está em choque, especialmente porque os mesmos animais já foram responsáveis por outros ataques na região.

Não é a primeira vez que isso acontece. Outros vizinhos já fizeram registros de ocorrência porque os animais morderam pessoas da rua”, lamentou Noleto, esperando que as autoridades tomem medidas severas contra o proprietário dos cães.

O Corpo de Bombeiros confirmou ter sido acionado para o resgate de Murray, classificando o caso como de extrema gravidade.

A escritora recebeu atenção imediata de uma equipe multidisciplinar ao chegar ao hospital, sendo avaliada por especialistas em neurocirurgia, cirurgia geral, ortopedia e cirurgia bucomaxilofacial.

A comunidade de Saquarema, juntamente com admiradores da obra de Murray, aguarda ansiosamente por notícias positivas sobre sua recuperação e por justiça diante de tal ato de violência.

ataque pitbulls - Rio de Janeiro

Foto: Arquivo Pessoal

O que diz a lei sobre uso de focinheira em pitbull? 

Em um esforço para prevenir incidentes lamentáveis e garantir a segurança pública, uma legislação do estado do Rio de Janeiro de 2005, identificada como lei 4.597, estabelece regras estritas para o passeio de cães considerados de grande porte ou de comportamento potencialmente perigoso.

Entre as raças citadas, encontram-se pitbull, fila, doberman e rotweiller, animais que agora devem ser conduzidos em locais públicos – tais como ruas, praças e parques – sempre por indivíduos maiores de 18 anos, e obrigatoriamente utilizando guias e focinheiras apropriadas.

Veja também:
Wanessa finalmente quebra o silêncio após ser expulsa do BBB: 'dias difíceis'

Este regulamento visa minimizar os riscos de ataques, que podem resultar em sérios ferimentos ou até mesmo fatalidades.

A necessidade de tais precauções foi recentemente destacada pelo triste episódio envolvendo a escritora Roseana Murray, que sofreu um ataque brutal de pitbulls na região de Saquarema, reforçando a importância de uma observância rigorosa das normas estabelecidas.

O incidente em questão foi prontamente registrado na 124ª DP (Saquarema), onde as autoridades estão investigando o caso sob as alegações de maus-tratos a animais, lesão corporal culposa e omissão na cautela de animais.

Dados alarmantes do Hospital Estadual Alberto Torres revelam que, apenas nas últimas três semanas, oito crianças e dois idosos foram vítimas de ataques caninos em diferentes municípios, incluindo Niterói e São Gonçalo.

Dessas vítimas, duas crianças ainda se encontram sob cuidados médicos, ressaltando a gravidade e a frequência desses incidentes.

Sobre Roseana Murray

Roseana Murray, nascida no Rio em 1950 e formada em Literatura Francesa pela Universidade de Nancy e pela Aliança Francesa, é uma voz significativa na literatura infantil brasileira desde os anos 80.

Com aproximadamente 100 obras publicadas, Murray não apenas conquistou reconhecimento crítico – recebendo premiações da APCA, FNLIJ e ABL – mas também tem dedicado sua vida ao incentivo da leitura entre os jovens.

Sua contribuição para o campo literário a levou a ser honrada pelo Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens (Ibby).

Veja também:
Por que uma sogra decidiu destruir o chá-revelação do próprio filho?

Casada com o jornalista Juan Arias Martínez, de 91 anos, Murray é uma figura proeminente que transcende seu trabalho literário, promovendo ativamente saraus literários e o amor pela leitura em todo o país.

  • Hey! Que tal dar uma olhadinha nas ofertas do dia? Depois não vai dizer que eu não avisei! Basta clicar aqui. Tem descontos em TODAS as categorias.

Fantasma? Irmã diz que pitbull de MC Kevin sente a presença dele em casa

Compartilhar