Foto: Reprodução/TV Globo the voice brasil

The Voice Brasil chega ao fim após 11 anos no ar: como foi o encerramento?

The Voice Brasil se despediu dos telespectadores, nesta quinta-feira (28), encerrando uma trajetória de sucesso e emoção, após uma jornada de 11 anos na TV Globo. O reality musical se despede com chave de ouro, registrando a melhor audiência desde 2019.

Sob a apresentação de Fátima Bernardes, que assumiu o comando em 2022, a última temporada do programa marcou uma média impressionante de 17 pontos de audiência, conforme dados revelados pelo portal ‘F5’.

Nessa métrica, cada ponto representa aproximadamente 207 mil telespectadores na região da Grande São Paulo.

Esse feito não foi marcado pelo programa desde a temporada de 2019, que concluiu com 25 pontos. A edição atual do ‘The Voice Brasil’ apresentou um crescimento notável de 13,3% em relação ao ano anterior, evidenciando um aumento significativo no interesse do público.

Dentro da emissora, atribui-se o sucesso do programa a dois fatores principais. Primeiramente, o efeito de despedida, que naturalmente atraiu uma parcela especial de espectadores curiosos e nostálgicos.

Em segundo lugar, o excelente desempenho da novela ‘Terra e Paixão’, cujos índices elevados nas noites paulistanas contribuíram ainda mais para a audiência do reality.

No entanto, não foram apenas os bons momentos que marcaram a trajetória do ‘The Voice Brasil’. A redução progressiva tanto na audiência quanto na repercussão nos últimos anos foram cruciais para a decisão da Globo em encerrar o programa.

Veja também:
Unha encravada? A verdadeira causa da morte de Bob Marley

Desde sua estreia em 2012, o ‘The Voice Brasil’ produziu 22 edições, incluindo 11 temporadas regulares, oito do ‘The Voice Kids‘ e mais três do ‘The Voice+’, dedicadas a cantores mais experientes. Em 2023, apenas a versão infantil foi ao ar no primeiro semestre, enquanto o ‘The Voice+’ foi cancelado.

A queda no interesse comercial também pesou na balança. A edição de 2022 do ‘The Voice’, mesmo com a presença de Fátima Bernardes, atraiu apenas dois patrocinadores, um número modesto para os padrões da emissora.

Por sua vez, o ‘The Voice Kids’ também sentiu o impacto, atraindo apenas um patrocinador neste ano, uma queda significativa em comparação aos anos anteriores.

Com o fim de uma era, a Globo já se prepara para uma nova fase. O reality ‘Estrela da Casa’, que promete combinar confinamento com música, está com inscrições abertas e prontas para descobrir novos talentos e preencher o vazio deixado pelo ‘The Voice Brasil’.

Ivan Barreto vence o ‘The Voice Brasil 2023’

Em uma noite emocionante que reverberou pelos cantos do país, Ivan Barreto, talento de Uberlândia (MG) descoberto pelo técnico Lulu Santos, sagrou-se o campeão da 12ª temporada do ‘The Voice Brasil 2023’.

O artista, que encantou o público com sua voz única, acumulou 35, 74% dos votos na disputa acirrada do último episódio.

O palco do programa, conhecido por revelar grandes nomes da música brasileira, testemunhou a ascensão de Barreto ao estrelato.

Veja também:
Wanessa é acusada de mentir sobre término com Dado: 'mais do que juntos'

Ele cativou a todos com sua interpretação emotiva deUm Dia de Domingo, clássico eternizado na voz de Tim Maia e Gal costa. A escolha não poderia ser mais acertada para uma noite que entrou para a história do participante e do programa.

Os frutos da vitória são muitos: um cheque de R$ 500 mil, um automóvel zero km, um contrato com a Universal Music e um single produzido pelo renomado DJ Alok.

Além dos prêmios tangíveis, o que Ivan leva é o reconhecimento de seu talento e a chance de uma carreira promissora no cenário musical.

Na disputa final, Barreto enfrentou concorrentes de peso: Johnny, sob a orientação de Michel Teló; Thais Ribeiro, apadrinhada por IZA; e Amanda Barreto, do time de Carlinhos Brown.

Após a divulgação do resultado, o novo ídolo nacional apresentou novamente o público com ‘I Can’t Stop Loving You’, de Ray Charles, música que marcou sua audição inicial no programa.

Ivan Barreto - time Lulu Santos

Foto: Reprodução/TV Globo

A noite foi repleta de momentos memoráveis, não apenas pelos participantes, mas também pelos técnicos. Carlinhos Brown, Iza, Lulu Santos e Michel Teló uniram suas vozes para uma performance especial de ‘ECT’, uma colaboração de Brown com Nando Reis e Marisa Monte.

Fátima Bernardes, que comandou com maestria a última temporada do reality, trouxe uma surpresa para a grande final: Tiago Leifert, ex-apresentador até a 10ª edição, retornou ao palco, relembrando momentos marcantes de sua jornada e o impacto do programa significativo em sua vida.

Veja também:
O polêmico relacionamento de Caetano Veloso e Paula Lavigne

Dê uma olhada no momento da chegada de Tiago:

A presença de Leifert, juntamente com figuras conhecidas como Thais Fersoza (esposa de Michel Teló), Túlio Gadêlha (namorado de Fátima Bernardes), Gil do Vigor e Fernanda Rodrigues nos estúdios, adicionou ainda mais brilho à celebração.

Em resumo, a 12ª edição do ‘The Voice Brasil’ não foi apenas uma competição musical, mas uma celebração do talento, da emoção e da música que ressoa no coração de todos os brasileiros. Ivan Barreto, com sua vitória, agora se prepara para uma nova jornada, levando consigo a esperança e os aplausos de uma nação inteira.

Confira a apresentação de Ivan Barreto na final do ‘The Voice Brasil’:

Agora veja o anúncio de Fátima Bernardes sobre o grande campeão:

Participantes do ‘The Voice Kids’ desabafam sobre saúde mental após eliminações